Para o estudo dos artrópodes (besouros, aranhas, formigas, cigarras, borboletas), a professora Andrea, de Ciências, criou para os alunos das turmas do 7º ano um projeto em que eles participaram ativamente de todas as etapas.
PESQUISA DO ASSUNTO
Individualmente, os alunos leram sobre os animais invertebrados no Manual do nosso material pedagógico. Depois, a professora mediou uma discussão para o aprofundamento das informações obtidas.
A nova tarefa foi a pesquisa na Internet de como fazer uma armadilha de artrópodes. E, na sequência, nova conversa para a verificação dos dados e a decisão sobre a armadilha que fariam.
INSTALAÇÃO DAS ARMADILHAS
Os alunos, de maneira autônoma, se organizaram em grupos e estabeleceram o que cada componente traria para a criação da armadilha.
Então, nos espaços de natureza da escola, cada grupo montou sua armadilha: um fundo de garrafa PET com álcool 70% enterrado no solo e uma proteção de chuva feita com um pratinho de plástico suspenso por palitos de churrasco.
Todos os dias, eles acompanharam as condições das armadilhas, inclusive refazendo quando necessário.
RECOLHIMENTO DOS ARTRÓPODES
Após uma semana, os alunos retiraram as armadilhas e viraram os potinhos numa peneira, Assim, puderam recolherem os artrópodes para a análise.
ESTUDO NO LABORATÓRIO
Outra etapa do projeto foi a ida ao laboratório da escola. Lá, eles lavaram os bichinhos coletados e fizeram a identificação das classes (filos). Também, com essa observação na prática, puderam comparar suas conclusões com o que tinham pesquisado no Manual e na Internet.
INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROJETO
A professora Andrea mencionou que os alunos demonstraram contentamento durante a execução de todo o projeto.
“O fato de eles terem autonomia e se responsabilizarem pela organização das tarefas gerou interesse e comprometimento. Para eles, foi uma vivência importante de protagonismo.”, concluiu ela.