Novas metodologias para aprendizados significativos
Na disciplina de Geografia, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental estudaram “Europa”.
Com base numa metodologia ativa, dinâmica e participativa, a professora Luara utilizou vários recursos didáticos, entre eles a tecnologia digital.
A sua visão sobre o ensino de Geografia condiz com a proposta central da nossa escola, o “protagonismo discente”, que dá voz aos alunos e coloca-os num papel de destaque no processo ensino-aprendizagem.
Assim, contrária à obsoleta prática da memorização ou decoreba, as aulas da professora visam estimular os alunos, por meio da Geografia, a se posicionarem e questionarem o mundo em que vivem.
Cultura Digital e Criatividade
Os alunos, divididos em grupos, pesquisaram, em sites da Internet, os aspectos gerais do Continente Europeu: a localização, os países, a população, a economia, os aspectos sociais e políticos.
Em seguida, cada grupo escolheu uma região da Europa e realizou uma apresentação de conteúdo, preparada com a utilização de plataformas de design e comunicação visual.
Os trabalhos, bastante criativos, abordaram as características principais e também “curiosidades” da região pesquisada.
Tradições da Cultura Europeia
Na apresentação aos colegas, os grupos incluíram algumas das tradições da Cultura Europeia, como a música, o teatro, a literatura, a arquitetura, a pintura, a escultura e a gastronomia.
E, para criar momentos bem prazerosos, ao mencionarem a gastronomia, ofereceram pratos típicos da região para degustação.
Foi unânime a avaliação das apresentações como “deliciosas”.