Home FUNDAMENTAL II Welcome Piaget – Fundamental Anos Finais

Welcome Piaget – Fundamental Anos Finais

recepção aos alunos para integração, motivação e apresentação de propostas

por Aline Floresti

No início do ano letivo, os alunos precisam se sentir acolhidos, amados, seguros, integrados ao ambiente escolar. 

Principalmente para os que estão entrando agora no Fundamental Anos Finais, os primeiros dias devem estimular alegria, autoconfiança, esperança, sentimentos positivos. 

Por isso, a equipe docente planejou uma semana repleta de atividades especiais para os alunos do 6º ao 9º ano poderem se relacionar e conhecer os novos professores e os espaços.

Segue um pouquinho do que aconteceu:

Acolhimento com música

Medo do professor? Jamais!!! O professor Émerson, da disciplina de História, famoso por suas aulas com música, promoveu uma recepção alegre, utilizando seus instrumentos de percussão. Além de tocar, ele convidou os alunos a produzirem sons, acompanhando o seu pandeiro.  Assim, numa “integração musical”, em que os alunos contribuíram para o ritmo e harmonia,  ele foi se apresentando aos alunos novos, reforçando os laços com os mais antigos e anunciando suas propostas pedagógicas.

Momentos para descontrair e se socializar

Os professores e o coordenador Pedrão consideram muito importante proporcionar aos alunos momentos para se conhecerem ou reverem os amigos. Eles compactuam com a ideia de que  a tensão, típica do primeiro dia, fica amenizada quando são oferecidas aos alunos oportunidades de se sentirem inseridos num ambiente acolhedor. 

Então, como ajuda a essa integração tão significativa para uma trajetória educacional bem sucedida, a equipe pedagógica organizou algumas brincadeiras. E, para complementar, a escola ofereceu sorvete aos alunos: um geladinho saboroso só “para quebrar o gelo”.

Carinho dos professores, da diretora e dos alunos também

A nossa escola se preocupa em criar no ambiente escolar uma convivência agradável entre todos. A afetividade, sem dúvida, tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral dos alunos.

Em vista disso, os professores, a direção e a coordenação tiveram posturas carinhosas com o propósito de fazer os alunos se sentirem valorizados e compreendidos. 

Já no primeiro dia, a diretora Lílian fez questão de visitar as salas de aula para dar as boas-vindas e oferecer aos estudantes a sua ajuda sempre que necessitarem.

Mas os alunos também foram carinhosos. Um exemplo é o do grupinho de alunas que não esperou o professor Felipe, de Ciências, chegar à sala delas. Foram visitá-lo antes, com abraços e palavras afetuosas.

Que bom que houve carinho de todos para todos!

Dinâmicas envolventes e educativas

Cada turma participou de uma dinâmica que, de maneira lúdico-pedagógica, buscou desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais, como: autoconhecimento, conhecimento do outro, respeito às diferenças, autoavaliação e mudanças comportamentais para favorecer o próprio desempenho. Uma dessas dinâmicas ocorreu na aula de Filosofia, do professor Tanaka. Os alunos criaram o “Mapa dos meus sonhos”, já iniciando os valiosos aprendizados de planejamento e organização, essenciais para a realização de ações em direção aos objetivos.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

MAIS LIDoS

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service