Sabemos que a MÚSICA não pode faltar como disciplina no currículo escolar da Educação Infantil, pois exerce um papel primordial no estímulo de áreas específicas do cérebro, beneficiando o desenvolvimento geral da mente e da capacidade cognitiva das crianças.
No aspecto emocional, então, não há nenhuma dúvida sobre o efeito de calma, equilíbrio, bem-estar e alegria que a música proporciona.
Quando cantada, a música desperta a consciência rítmica e estética, e amplia a linguagem oral. E, quando tocada, mesmo com instrumentos musicais simples ou de brinquedo, a percepção sonora de uma melodia e a produção de sons estimulam a percepção corporal, a coordenação motora, a concentração e a memória.
Encontros Musicais
Para tornar a aula de Música bem atraente, o professor Paulo promove frequentes “encontros musicais”, em que os alunos cantam e acompanham a música com seus instrumentos de brinquedo ou confeccionados na cultura MAKER.
Desta vez, para a música “Bota Ovo”, que eles já haviam aprendido anteriormente, o professor organizou o acompanhamento musical com um tambor, ou melhor, um “tambor de água”.
Calor, ritmo e água
Aproveitando o dia de intenso calor e a necessidade de as crianças se refrescarem um pouco, um encontro musical muito especial ocorreu no Espaço Kid’s da nossa escola.
A atividade, de muita criatividade, foi planejada para que os alunos da Educação Infantil verificassem a diferença de som, conforme batiam na água com as mãos fechadas (em forma de “ovo”, palavra que era mencionada na letra da música) ou com as mãos abertas.
Eles cantaram, tocaram o “tambor” e se molharam à vontade.
“Nas aulas, o que vale é eles cantarem, perceberem o ritmo e sentirem a alegria de se expressar pela música.”, comentou.
E, realmente, alegria foi o que não faltou naquela farra toda.











