Neste ano, estamos conversando com todos os nossos alunos sobre a “PAZ”, considerando o quanto ela é indispensável para a nossa felicidade, a nossa sobrevivência e a até a sobrevivência do planeta Terra.
O nosso projeto pedagógico, com o tema “A paz começa comigo”, tem o enfoque de que a paz precisa ocorrer primeiramente no interior de cada um, para, então, poder se expandir ao mundo em redor.
Assim, por entendermos que a “PAZ” é a boa convivência e que esta, por sua vez, depende das boas atitudes de cada um, a proposta desse nosso projeto anual é trabalhar o “eu”, capacitando os alunos para a conquista do autoconhecimento, da autovalorização, do autorrespeito e da paz interior.
A paz interior se conquista com aprendizados
Acreditando que é possível auxiliar a criança a desenvolver habilidades para se sentir calma, tranquila e em paz consigo mesma, o tópico do projeto pedagógico do 1º trimestre, na Educação Infantil, é “Cuidando de mim”.
As professoras de todas as turmas promoveram bate-papos com os alunos, explicando que, quando nos sentimos bem, nos relacionamos melhor com as demais pessoas. Eles próprios conseguiram dar exemplos de situações de paz e de situações de conflito.
Nessas conversas, iniciou-se um trabalho (que será contínuo) de desenvolvimento de competências socioemocionais que permitam aos alunos lidar com as próprias emoções e se relacionarem de maneira respeitosa e harmônica com as outras pessoas.
Espaço da Calma
Para os alunos terem uma compreensão adequada do processo “Cuidando de mim”, as professoras da Educação Infantil convidaram uma profissional de yoga infantil, que explicou a importância do autocuidado físico e emocional, e realizou com eles algumas vivências.
A convidada foi a professora Lu, dona do “Belo Yoga”. Ela criou o projeto Yoga Mirim, que tem o objetivo de, com práticas lúdicas e divertidas, ajudar as crianças a serem mais saudáveis e equilibradas emocionalmente, evitando, assim, sofrimentos desnecessários.
Então, para a aula de yoga na nossa escola, as professoras organizaram com capricho uma sala de aula, que passou a ser chamada de “Espaço da Calma”.
Nesse espaço, a professora Lu recebeu uma turminha por vez e, dependendo da faixa etária dos alunos, desenvolveu suas atividades.
Contando uma história e apresentando figuras, ela interagiu com os alunos. Mencionou momentos vividos no cotidiano deles, como raiva, birra, choro, e mostrou técnicas de relaxamento para eles saírem rapidinho desses sofrimentos.
Em suma, as práticas que a Lu treinou basearam-se em exercícios corporais e respiratórios que trazem a sensação de calma, tranquilidade e paz interior.
Muitos aprendizados para a paz
Não só as crianças aprenderam com a visita da profissional de yoga. As professoras também aprenderam técnicas importantes para aplicarem com as suas turmas.
Assim, as aulas de Socioemocional e de Relaxamento, que já fazem parte da programação da Educação Infantil e são ministradas com frequência, ganharam agora alguns procedimentos do Yoga Infantil.
Com certeza, essa união de boas propostas ajudará os alunos a adquirir hábitos saudáveis; a cuidar do corpo e da mente; a desenvolver foco e concentração; a ter mais amor próprio e paciência para lidar com os desafios do dia a dia.
Seguiremos, portanto, a meta tanto do projeto “A paz começa comigo” quanto do próprio Colégio Piaget: preparar uma geração futura saudável mental e fisicamente, contribuindo para uma sociedade mais humanizada, pacífica e amorosa.











