Home FUNDAMENTAL I “Cidade do Livro” e “Clube do Livro”: dois estímulos à aprendizagem da leitura

“Cidade do Livro” e “Clube do Livro”: dois estímulos à aprendizagem da leitura

por Aline Floresti

Os alunos do 1º ano do Fundamental Anos Iniciais estão aprendendo a ler e a escrever. E essa fase é a mais apropriada para o contato com livros, por despertarem neles a curiosidade sobre as histórias e a vontade de dominar a habilidade de leitura e interpretação.

Todos os recursos que possam auxiliar os alunos nessa jornada de alfabetização e letramento são bem-vindos. Por isso, no começo de abril, as professoras organizaram uma excursão pedagógica  à “Cidade do Livro”, idealizada para encantar as crianças e incentivá-las a adquirir o hábito da leitura.

Nesse espaço, os nossos alunos passaram algumas horas desfrutando de um mundo mágico, dividido por temas, sempre repleto de livros, histórias e personagens interessantes. 

A importância das visitas culturais

Ressaltamos que muita aprendizagem se adquire também fora do ambiente escolar. Por isso, as visitas culturais têm valor educacional em todos os níveis de ensino. Essas atividades constam no currículo escolar das turmas e são selecionadas com critério, numa associação com objetivos pedagógicos específicos. 

Cada excursão, portanto, é organizada tanto para oportunizar entretenimento e entrosamento entre os alunos, como para propiciar a eles novos conhecimentos ou mesmo enriquecimento de conceitos já trabalhados em aula.

A “Cidade do Livro” e os seus ricos ensinamentos 

A visita à “Cidade do Livro” foi um evento cultural que assegurou aos nossos alunos do 1º ano momentos pra lá de especiais. Eles assistiram a um teatro de bonecos sobre a importância dos livros e da leitura; ouviram histórias dramatizadas; e se encontraram com a “Árvore Falante”, que explicou a eles o processo de fabricação do papel e os cuidados com o meio ambiente.  

Participaram, também, de outras atividades de muita diversão e aprendizados. Na “Fábrica da Imaginatividade”, folhearam livrinhos e construíram personagens ou cenários com peças de montar. No Lava-Rápido”, interagiram com o personagem “Limpolvo”, que os ensinou a consumir a água de modo consciente, sem desperdício. E, no “Castelo das Delícias”, eles receberam lanchinhos e instruções sobre os malefícios do excesso de lixo e a importância da coleta seletiva.

Alguns alunos compraram livros. Seus pais, anteriormente, fizeram a escolha e o pagamento. No dia da visita, na saída, os alunos receberam seus livrinhos com muita alegria. 

“Esse passeio foi divertido e proporcionou, com as dramatizações, o entendimento da importância dos livros e dos benefícios de ser um leitor ativo.”, comentou a Thaís, uma das professoras do 1º ano.

O projeto “Clube do Livro” do 1º ano 

Neste ano, todos os ciclos educacionais da nossa escola estão desenvolvendo o projeto “Clube do Livro”, que tem o objetivo tornar a leitura prazerosa, com a possibilidade de diálogo em torno do texto,  a participação ativa da experiência, e o compartilhamento de opiniões e de entendimentos da obra.

Para as nossas turminhas do 1º ano, o “Clube do Livro”, além de ser um estímulo à leitura, foi todo estruturado para os alunos adquirirem a base da alfabetização-letramento. Ou seja, mais do que decifrar letras e palavras, esse projeto visa levar o leitor iniciante a compreender o que lê, a concluir sobre as mensagens e a associar os ensinamentos da história a fatos do seu cotidiano. Nesse sentido, a visita à “Cidade do Livro” foi mais um recurso lúdico-pedagógico relevante que se associou às propostas do “Clube do Livro”.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service