Neste ano, os alunos da nossa escola estão realizando atividades relacionadas ao Projeto Pedagógico Anual “A paz começa comigo”, que visa à conscientização de que a paz precisa ocorrer primeiramente no interior de cada um, para, então, poder se expandir ao mundo em redor.
Assim, trabalhando o “eu”, a proposta é capacitar os alunos para a conquista do autoconhecimento, da autovalorização, do autorrespeito e da paz interior.
Eu posso cuidar do meu “eu” interior
“Cuidando de mim” foi o subtema do Projeto Pedagógico desenvolvido na Educação Infantil durante o 1º trimestre.
As professoras, cientes de que mesmo os pequenos alunos se beneficiam com aprendizados socioemocionais, passaram a eles uma importante lição: todos nós devemos cuidar das nossas emoções.
Várias vivências e rodas de conversa foram programadas para evidenciar aos alunos que, aprendendo a lidar com as emoções, nos sentimos mais felizes e nos relacionamos melhor com as outras pessoas.
A Daniela, uma das professoras da Educação Infantil, fez uma comparação para os seus alunos entenderem a importância do autocuidado emocional:
“Quando temos uma dor física, precisamos tratar o nosso corpo com um remédio. Da mesma forma, quando uma emoção nos causa dor, precisamos saber como tratar o eu interior.”
Receitas de autocuidado emocional
Seguindo o planejamento das atividades, as professoras explicaram aos alunos que há receitas para o corpo e receitas também para o emocional. Instruíram que, primeiramente, é preciso reconhecer uma emoção que nos fere e, depois, encontrar maneiras de lidar com ela.
Então, desenvolveram com os alunos práticas de yoga infantil, meditação e relaxamento. Eles aprenderam alguns movimentos do corpo e técnicas de respiração para poderem se sentir calmos, tranquilos e em paz consigo mesmos.
A “Garrafa da Calma”
As professoras ensinaram mais uma receitinha para o autocuidado emocional.
Numa atividade Maker, os alunos usaram garrafinhas PET transparentes e nelas colocaram água e vários elementos coloridos.
Chamada de “garrafa da calma”, ela ajuda as crianças a se acalmarem e a regular suas emoções, principalmente em momentos de raiva, choro ou estresse. Funciona por meio do estímulo sensorial, que atrai a atenção da criança e faz com que ela se concentre no movimento dos elementos coloridos. “Em momentos de muita euforia, como, por exemplo, na volta de uma aula de Educação Física, pedimos para os alunos agitarem bastante a garrafinha e acompanharem os movimentos dos objetos do seu interior até pararem. Aí, volta a calma e eles se sentem preparados para novas atividades.”, esclareceu a Larissa Mendes, também professora da Educação Infantil.












