Memórias afetivas são lembranças ou recordações associadas a emoções intensas e significativas.
No caso de crianças, geralmente, as memórias afetivas referem-se a experiências vividas em contextos familiares. E essas memórias têm máxima relevância para um desenvolvimento socioemocional sadio.
Os neurologistas afirmam que as boas lembranças/emoções também ajudam as crianças a construir a sua identidade, já que fornecem a elas um senso de pertencimento e de história pessoal.
Por esses motivos, as professoras Andreia, Renata e Luciane, do 2º ano do Fundamental Anos Iniciais, planejaram uma atividade que possibilitou aos seus alunos relembrarem vivências positivas, de alegria, conquistas, interações sociais e união familiar.
A tarefa determinava que cada aluno selecionasse uma memória afetiva para compartilhar com os colegas.
A escolha da memória afetiva
As professoras explicaram aos alunos que uma “memória afetiva” não é necessariamente a recordação de um acontecimento especial. Qualquer situação que evoca sentimentos agradáveis e experiências importantes na vida de uma pessoa, por mais simples que seja, deixa uma marca positiva na memória.
Assim, a atividade proposta teve mais um importante objetivo: levar as crianças a valorizarem as coisas simples da vida ou os momentos comuns do cotidiano, que, por possibilitarem a convivência com outras pessoas, nos deixam felizes e se tornam únicos.
A apresentação de uma memória afetiva
Em data combinada, cada aluno apresentou uma das suas memórias afetivas. Fazia parte da tarefa mostrar aos colegas alguma referência dessa memória: um objeto, uma peça de roupa, um brinquedo, uma foto ou desenho.
Então, num encontro da turma para compartilhamento de experiências, os alunos mencionaram memórias de acontecimentos lúdicos e divertidos, de momentos de afeto e carinho que receberam dos familiares, e até de situações felizes na escola.





















