Musicalizando Kid’s é o nome de um grupo de educadores e músicos que têm o objetivo de, por meio da música, encantar, alegrar e contribuir para a formação social, emocional e cultural das crianças.
O grupo promove, nas escolas, aulas de “Musicalização Infantil”, em que a proposta é explorar o universo sonoro e desenvolver a sensibilidade auditiva, a criatividade e o senso rítmico dos estudantes.
Aula de Música e Movimento
Ciente de que a música traz inúmeros benefícios à formação global das crianças, a Elisabete, Coordenadora do Fundamental Anos Iniciais, convidou o professor Cristiano Rodrigues, integrante do Musicalizando Kid’s, para ministrar aos nossos alunos uma das suas super aulas de música.
O encontro se iniciou com o professor apresentando os recursos da “Percussão Corporal”. Os alunos ficaram encantados ao perceber a possibilidade de acompanhar os ritmos de uma música com pequenos movimentos do próprio corpo e leves batidas nas mãos, pernas, ombros e cabeça.
Com muita alegria, imitando o professor e descobrindo os sons que o corpo pode produzir, seguiram o ritmo de uma música, utilizando palmas, estalos de dedos, batidas no peito, batidas dos pés, e demais movimentos corporais.
Teoria e prática musical
Na aula, o professor uniu teoria e prática. Ele mostrou vários instrumentos musicais e também alguns instrumentos alternativos de percussão (tubos criados por ele mesmo e latinhas). Explicou sobre os instrumentos e apresentou os sons de cada um.
Depois, convidou os alunos para experimentarem os instrumentos e para formarem uma bandinha.
Então, juntos, todos participaram com entusiasmo e criaram uma variedade de sons e ritmos.
Expressão do “eu interior” e socialização
As atividades propostas pelo professor Cristiano foram expressões artísticas dos participantes da aula, quer dançando, quer fazendo movimentos rítmicos. Também proporcionaram a eles sensação de bem-estar, tranquilidade e autoconfiança, já que a música é um dos meios mais completos de conexão com o “eu interior”.
Além disso, como as práticas musicais foram todas em conjunto, os alunos exercitaram concentração, atenção, memória musical e consciência rítmica para não quebrarem a sequência rítmica. A participação de cada aluno exigiu engajamento e comprometimento com o grupo.
Portanto, as atividades ofereceram aos alunos dois benefícios que se completam: a autovalorização e a socialização.












