No Ensino Médio, os alunos, numa proposta de protagonismo, seguem uma das Trilhas ou Itinerários Formativos, o de “Linguagens e Ciências Humanas” ou o de “Matemática e Ciências da Natureza”.
Além dessas opções gerais, também existem à disposição dos alunos disciplinas diferenciadas, as chamadas “Eletivas”, das quais eles podem escolher duas por semestre.
Neste primeiro semestre de 2025, foi oferecida a eletiva “Criando Reinos”, que atraiu o interesse e a participação de alunos das diferentes turmas do Médio.
O que é a eletiva “Criando Reinos”?
A eletiva “Criando Reinos” pode ser entendida como uma experiência de aprendizagem que vai além do conteúdo tradicional. Ela promove o desenvolvimento de liderança, autonomia, criatividade e habilidades de resolução de problemas. O seu objetivo é capacitar os alunos para se tornarem agentes de mudança como criadores e organizadores de projetos.
Ao mesmo tempo que incentiva a tomada de decisão, a iniciativa individual e a liderança, “Criando Reinos” valoriza a socialização e o trabalho de equipe como atitudes fundamentais na busca por soluções.
Jogo de Detetive: atividade de pensamento crítico
Três educadores e especialistas em comunicação — Breno Molina, Nanna Pretto e Carlos Lotto — são os organizadores da eletiva “Criando Reinos”. E uma das atividades que eles desenvolveram com os alunos foi o jogo “Quem matou Godofredo?” (de autoria de Breno Molina).
Nessa dinâmica, com várias fases e tempo estipulado para cada uma delas, os alunos precisaram interpretar detetives que tentam solucionar um crime. Divididos em grupos, eles estudaram o caso, procuraram pistas, debateram, selecionaram hipóteses e apresentaram a conclusão com argumentos consistentes.
Apreciação da Coordenadora
A Erika Rinaldi, coordenadora dos Itinerários do Ensino Médio, considerou muito valiosa a dinâmica.
“Essa situação-problema, divertida e ao mesmo tempo desafiadora, exigiu dos alunos pensamento crítico, colaboração e trabalho de equipe. Por tudo isso, os resultados foram ao encontro das nossas propostas: preparar os alunos para uma conduta mais criativa, inovadora e com impacto positivo na sociedade.”, mencionou a Erika.











