Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, com a professora Lize, da disciplina de Química, desenvolveram o tema “Sustentabilidade”. Eles participaram de debates e reflexões sobre a importância da Química no último século para a evolução do nosso mundo e o seu papel, hoje, de proteger o meio ambiente e a saúde humana, garantindo a sobrevivência dos seres vivos e do próprio planeta Terra.
A Química e sua colaboração para o progresso
Nas conversas, a professora Lize evidenciou o quanto a Química está presente no nosso cotidiano, sendo uma das grandes responsáveis por possuirmos medicamentos, alimentos e uma infinidade de produtos industrializados.
“A Química impulsionou avanços em todas áreas: na saúde, na informática e até na exploração espacial.”, explicou a professora.
A importância da “Química Verde”
Apesar de todo o progresso, foi inevitável que os alunos chegassem à conclusão de que houve excesso de produção e, consequentemente, deterioração dos recursos naturais e muita poluição. Daí a necessidade de, agora, a Química contribuir para a criação de tecnologias inovadoras que eliminem o surgimento de substâncias nocivas e prejudiciais ao meio ambiente.
Como esclareceu a professora, a Química Verde ou Química Sustentável é uma abordagem que considera todo o ciclo da elaboração de produtos, desde a matéria-prima até o descarte, buscando minimizar impactos ambientais e sociais.
Descarbonização para o enfrentamento das mudanças climáticas
Os alunos estudaram que a queima de combustíveis fósseis é responsável pela emissão na atmosfera de gases de efeito estufa (GEE), especialmente o dióxido de carbono (CO₂), provocando, entre outros males, a elevação da temperatura média global.
Então, eles compreenderam que o processo químico de descarbonização é fundamental para a obtenção de fontes de energia alternativa que diminuam a emissão de CO₂.
Experimento de eletrólise para descarbonização
O experimento de eletrólise, que os alunos realizaram na sala e também em ambiente aberto da escola, foi uma proposta para produzir hidrogênio, o qual pode ser usado como combustível.
Eles realizaram a “eletrólise da água”, ou seja, a decomposição química da água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2) por efeito da passagem de uma corrente elétrica.
Para tanto, utilizaram uma amostra de água do mar (por possuir maior condutividade elétrica do que a água pura) e placa solar (geradora de corrente energética limpa).
Assim, foi possível aos alunos constatarem que, pelo fato de o hidrogênio na sua combustão não liberar CO₂, é um combustível verde ou sustentável.
Avaliação dos estudos realizados
A professora Lize mencionou que os objetivos das aulas foram atingidos, já que os experimentos e debates conscientizaram os alunos da necessidade do enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos devastadores sobre o planeta. “Foi benéfico o entendimento sobre a urgência do emprego de combustíveis sustentáveis para a preservação da vida.”, concluiu a professora.








