Home FUNDAMENTAL I “Aquecimento” para as férias de julho

“Aquecimento” para as férias de julho

Alunos do Integral participam de semana divertida e educativa

por Aline Floresti

A última semana de aula do Período Integral do Fundamental Anos Iniciais foi pra lá de especial, com uma programação cheia de brincadeiras e também aprendizados.

Brincadeiras com finalidades específicas

As professoras do Integral (Silvana, Kátia, Giuliana, Thaís Viana, Thaís Alessandra, Suzi, Gizele e Fabíola) fizeram um planejamento dinâmico e atrativo para os alunos se sentirem estimulados a interagir,  experimentar e criar.

Brincando, eles participaram de vivências que proporcionaram aprendizados cognitivos, sociais e emocionais.  Esperar a sua vez, se unir aos colegas da equipe, representar papéis e desafios estabelecidos em cada tarefa, se autovalorizar e valorizar os demais, foram algumas das habilidades desenvolvidas nas atividades lúdico-pedagógicas da semana.

Aproveitando mais uma vez os espaços abertos da nossa escola

De acordo com a estratégia chamada “Aprendizado Movimentante”, existe forte  integração entre o movimento físico e o processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem pedagógica reconhece a importância dos ambientes abertos e de natureza para a realização de atividades das diversas disciplinas curriculares, por proporcionar maior desenvolvimento cognitivo. Por isso, sempre que possível, é adotada pelas nossas professoras. 

E, nesta semana, os espaços de natureza da nossa escola foram aproveitados para uma alegre despedida ao 1º semestre e “aquecimento” à chegada das merecidas férias.

Propostas “movimentantes” da semana com muitos aprendizados

Na segunda-feira, foi o dia do “Boliche Biruta no Ar”. A brincadeira agradou aos alunos e exigiu deles atenção, equilíbrio e  coordenação motora.

Na terça-feira, eles brincaram de “Construtores em ação e campo minado”. Para as “construções”, precisaram de foco, concentração e habilidade motora fina. Já para o “campo minado”, o desafio pedia observação, memória e raciocínio lógico-dedutivo para que não repetissem seus próprios erros ou os erros dos colegas e, assim, conseguissem chegar ilesos ao destino. 

Na quarta-feira, dia da “Massinha Soft Mãos à Obra”, criaram a massinha e brincaram livremente com ela. Alguns alunos fizeram a decoração de copinhos para guardar a sua massinha e levá-la para casa.

Na quinta-feira, a brincadeira “Botões em Campo” encantou os meninos e as meninas, que formaram grupos, aprenderam a jogar e se uniram na busca de bons resultados. 

Por fim, na sexta-feira, o dia mais esperado pelos alunos, ocorreu a festa “Arraiá 100% tô de férias!”. A maior atração foi o Bingo, com vários presentinhos que a escola ofereceu.  Portanto, atividades de ação, experimentação e movimento físico marcaram a última semana de aula do semestre.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

MAIS LIDoS

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service