Home INFANTIL Projeto “Clube do Livro” no Maternal I

Projeto “Clube do Livro” no Maternal I

Atividades para a criação de vínculos afetivos com os livros

por Aline Floresti

O “Clube do Livro” tem como objetivo aproximar os alunos do universo literário de forma envolvente e prazerosa. Trata-se de um projeto desenvolvido com todas as turmas da nossa escola, estimulando o interesse pela leitura e a formação de indivíduos leitores.  

Quando iniciar o estímulo à leitura?

Como afirmam os especialistas em educação, o contato com livros infantis deve ocorrer o mais cedo possível, na primeira infância. Por isso, já no Maternal I, as professoras preparam atividades que possibilitem aos pequenos alunos “manusear livrinhos”

Na sala de aula ou em ambiente aberto, elas compõem um ambiente agradável, com conforto, segurança e tranquilidade, propício para o manuseio de livros infantis. 

Benefícios de manusear livrinhos

Muitas vezes, pensamos que os livros são apenas para ler, mas, na verdade, eles oferecem muito mais do que isso para as crianças pequenas. Manuseando livros infantis, elas exploram as ilustrações, as cores, as formas, os tamanhos e a textura das páginas.  E mais ainda:

“Folheando e vendo as imagens, os alunos inventam uma história a partir delas, desenvolvem a imaginação e a criatividade. Também sentem vontade de poder entender o que está sendo contado com a escrita. É um estímulo para aprender a ler.”, explica a professora Thayane.

Assim, a prática do manuseio de livros não pode faltar nas aulas e faz parte do “Clube do Livro” do Maternal I, todo organizado para motivar os pequenos alunos.  

Manuseio de livros infantis no gramado

Desta vez, as professoras Silmara e Thayane criaram um ambiente no gramado para o manuseio de livros. 

Não foi preciso indicar o que iria acontecer. A curiosidade dos pequenos é tão grande que, espontaneamente, eles se dirigiram ao cesto para ver o que nele havia e começaram a pegar os livros disponíveis.

A professora Silmara esclarece:

“Para os pequenos a atividade é uma brincadeira. Eles brincam livremente com os livros, colocam na cabeça, no colo, andam um pouquinho carregando o livro, põem no cesto, pegam outro, mas sempre dão uma folheada e se interessam pelas ilustrações. Alguns até pedem para lermos uma determinada página, desejosos de saber o que estava acontecendo naquele momento  da história.”

Livros acessíveis trazem aprendizados valiosos

Em cada sala de aula, há uma representação concreta do Clube do Livro: as “mini bibliotecas”, montadas em lugar de fácil acesso para os alunos escolherem os livros que mais lhes agradarem e, assim, poderem desenvolver a autonomia e o importante vínculo afetivo com a leitura que, com certeza, ficará para sempre.

Reforçando essa proposta pedagógica, a Vivi, coordenadora da Educação Infantil, nos diz:

“O ato de folhear um livro, mesmo sem a leitura da história, exige atenção e concentração, aprendizados fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.”

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service