Um dos principais objetivos do Colégio Piaget é formar indivíduos leitores. Por isso, desde a Educação Infantil, as professoras oferecem frequentes momentos lúdicos e prazerosos de Contação de História e de manuseio de livrinhos.
Com enfoque nessa proposta de explorar o mundo maravilhoso das histórias, que têm o poder de estimular a imaginação, transmitir conhecimentos e desenvolver o pensamento crítico, já no Maternal desenvolvem-se o Clube do Livro e o Book Club. Na verdade, trata-se de um único projeto bilíngue de leitura de livros infantis, programado de maneira interdisciplinar.
Desta vez, o livro escolhido para os alunos do Maternal foi “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.
Peça Teatral
Com o propósito de motivar os alunos e levá-los a conhecer os personagens e um pouco do enredo, as professoras montaram uma peça teatral baseada na história “Cachinho Dourados e os Três Ursos”.
A teatralização, criada especialmente para as turmas do Maternal, teve diálogos tanto em português como em inglês.
Leitura do livro
Depois da pecinha, vieram as atividades de leitura. Primeiramente, as professoras Silmara e Thayane leram o livro “Cachinho Dourados e os Três Ursos” em português e promoveram conversas em que os alunos puderam expressar o que tinham entendido.
Só então, nas aulas de Inglês, as teachers Cibele, Mayara e Valéria, numa estratégia bem didática, fizeram a leitura do livrinho em inglês enquanto os alunos acompanhavam as imagens num vídeo.
“Para ampliar o vocabulário dos pequenos alunos, trabalhamos algumas palavrinhas-chave da história: urso, mingau, cadeira, cama e o número três, referente à família urso e a seus pertences.”, explicou a teacher Cibele.
Atividade de Culinária
O Clube do Livro / Book Club se integrou com a disciplina de Culinária para mais uma abordagem significativa da história. Neste caso, foi uma contextualização “gustativa”, já que os alunos, vestidos de chefs, participaram da preparação de um delicioso mingau e o degustaram, imitando a Cachinhos Dourados que tomou o mingau dos ursos.
Além disso, os ingredientes do mingau foram apresentados aos pequenos em português e inglês.
Eles adoraram toda essa fantasia e o mingau também.
Por fim, brincaram de ser cozinheiros, preparando de mentirinha comidas no “Espaço Pequeno Gourmet” da nossa escola.