Ficamos muito felizes quando fomos procurados pelo SBT para uma matéria jornalística acerca dos riscos que o uso das plataformas digitais podem causar às crianças e adolescentes. Sentimo-nos lisonjeados por terem conhecimento da nossa proposta de formar “usuários digitais conscientes” e acharem relevante o trabalho que realizamos.
Os profissionais do SBT vieram à nossa escolha querendo saber em detalhes as estratégias que utilizamos como educadores. Solicitaram o testemunho do corpo docente e dos próprios alunos sobre o enfrentamento às ameaças do mundo digital, em especial ao novo vilão cibernético: a Inteligência Artificial (AI).
Filmagem de um encontro do SOE com alunos do Médio
O intuito da equipe do SBT de observar o nível de conscientização dos alunos foi atingido, já que a orientadora educacional Cíntia Negrini organizou uma “roda de conversa” para a discussão dos benefícios e malefícios do uso das tecnologias que hoje nos são acessíveis.
As falas espontâneas dos alunos demonstraram que tinham ciência dos perigos da participação em plataformas de fofocas, discriminação, difamação e pornografia. Relataram as próprias experiências ou de amigos com as ameaças das redes sociais.
A orientadora Cíntia, mediadora da discussão, reforçou aos alunos os valores socioemocionais necessários para o bem-estar pessoal e coletivo e para a convivência amistosa no mundo real e no mundo digital: o autorrespeito e o respeito ao outro.
Assim, o pessoal do SBT pôde fazer a filmagem e ouvir as explanações dos participantes.
A nossa escola se encheu de orgulho
Sentimo-nos orgulhosos pelo reconhecimento da imprensa sobre a atuação da nossa escola.
E mais ainda pelo fato de que, durante as filmagens, os nossos alunos deram provas de que o nosso trabalho é bem sucedido. Eles se mostraram informados e atentos, preparados para resguardar a sua privacidade e cibersegurança.
Então, estamos duplamente orgulhosos: por termos sido escolhidos para a reportagem em horário nobre no SBT e pela desenvoltura dos nossos queridos alunos.