O Colégio Piaget teve participação destacada na “2ª Feira de Educação do ABC”, que ocorreu no Shopping Metrópole em dois finais de semana: de 21 a 24 do mês de agosto.
O objetivo desse evento foi reunir 13 estabelecimentos de ensino de relevância na região, entre escolas e universidades, para que, apresentando suas características, objetivos educacionais e diferenciais metodológicos, as famílias visitantes pudessem comparar e fazer uma escolha consciente.
Ciente de que a educação é um investimento para toda a vida e que a instituição de ensino impacta diretamente na formação das crianças e jovens, a nossa escola se propôs a expor na Feira as suas diretrizes de formação do aluno de hoje e o do cidadão/profissional do futuro.
Piaget: mudança e renovação
No estande Piaget, a nossa equipe teve como meta salientar às famílias as mudanças metodológicas que empregamos para atender aos interesses do “aluno de hoje”, que necessita de um ensino contextualizado com o mundo real para desenvolver competências socioemocionais e habilidades de autonomia e protagonismo no seu percurso formativo.
Os interesses do aluno se associam às novas exigências do mundo. Por isso, o nosso ensino renovado visa prepará-lo para ser o cidadão/profissional do futuro, capaz de usar de forma responsável as ferramentas digitais, de resolver problemas do dia a dia e de trabalhar em equipe.
Para esclarecer aos visitantes que “aperfeiçoamentos” das metodologias devem ser constantes, foram mencionados os projetos implantados neste ano: Projeto Mind Makers (baseado na aplicação do “pensamento computacional” como maneira de refletir e realizar tarefas) e “Programa Líder em Mim” (que estabelece procedimentos fundamentais para se obter foco, organização e autoconfiança e, assim, chegar aos objetivos e realizações desejadas).
Palestra da nossa orientadora educacional
Nesta “2ª Feira de Educação do ABC”, houve um espaço chamado Loja do Saber, onde ocorreram algumas palestras. E a nossa escola foi muito bem representada pela orientadora educacional Cíntia Negrini, que discorreu sobre o tema “O que seu filho está tentando te dizer?”.
Numa conversa informal e com interação com os presentes, a nossa palestrante mencionou que a boa comunicação familiar começa com os pais dando atenção aos sinais que os filhos expressam nas brincadeiras, nos desenhos, nas reações a situações cotidianas e até na verbalização mesmo que incompleta.
Ela enfatizou a importância da “escuta” e que, para entender os problemas dos filhos e ajudá-los a superar as dificuldades, é necessário criar na família um ambiente de diálogo aberto, sem broncas ou críticas. Sem esquecer, porém, que os aconselhamentos e apoio carinhoso devem sempre ser acompanhados de “combinados” que deverão ser cobrados.