A família fornece o amor incondicional, o apoio, os valores, o sentimento de se viver uma jornada compartilhada. A escola, por sua vez, amplia as experiências de convivência e complementa a formação cidadã.
Consequentemente, a parceria família e escola é essencial para o bom desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e emocionais das nossas crianças e jovens.
Por isso, anualmente, realizamos a “Festa da Família” em agradecimento a todos da Comunidade Piaget que, sempre unidos, colaboram com a nossa proposta de educação humanizada e emancipadora.
A proposta dessa festa é que todas as famílias se sintam queridas, abraçadas e integradas à grande “Família Piaget”.
Este ano, com o tema “VIVENDO EM SINTONIA”, a programação foi variada e toda planejada não só para as famílias “assistirem” mas, principalmente, para “atuarem” unidas das atividades propostas.
Veja como foi a festa:
Apresentação musical dos alunos e das famílias
Como forma de expressar amor, gratidão e carinho às famílias, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental fizeram apresentações musicais no Anfiteatro da escola. As músicas que eles acompanharam cantando e dançando continham mensagens positivas de valorização da vida e de esperança de um mundo melhor. E, é lógico que as encenações das crianças, com suas vozes doces e gestos cheios de afeto, provocaram lágrimas emocionadas nos familiares.
Mas houve mais números musicais. Na Quadra de Vidro, as famílias do Nível II participaram do “The Voice’s Family”. Anteriormente, as famílias foram convidadas pelas professoras, e muitas se inscreveram para cantar, dançar, dublar, encenar e tocar instrumentos. Em geral, foram apresentações dos pais com a criança, mas também outros familiares fizeram parte do show. Mãe no violão, pai na guitarra, avós e netos cantando e dançando, enfim, a criatividade das performances tornaram o espetáculo divertido e encantador. O importante foi a vontade de participar, já que, como informado na convocação, não era preciso ter talento musical. A alegria era tanta, que ninguém se importou com o julgamento dos jurados, que, na verdade, só expressaram elogios às famílias.
Uma outra atividade de música, de acesso livre para todas as famílias, foi oferecida pela School of Rock. Alguns dos seus professores ensinavam alguns acordes de guitarra, bateria e teclado, improvisando a formação rápida de uma bandinha. Pais e avós quiseram tocar bateria; já as crianças, principalmente as meninas, preferiram tocar guitarra. A grande participação das famílias deveu-se aos habilidosos e carismáticos instrutores, que criaram um ambiente sem pressão, estimulante e divertido. Todos que entravam no local se sentiam à vontade para experimentar os instrumentos.
Oficinas de Artesanato
As turmas do Fundamental Anos Iniciais, separadas por séries, convidaram suas famílias para participarem com eles de atividades práticas de artesanato.
Juntos, aprenderam algumas técnicas e usaram de criatividade na decoração de bandejas, panos de prato, canecas, quadros e garrafas ornamentais.
Foram momentos especiais de aproximação, colaboração e companheirismo. Também o uso de materiais recicláveis representou a postura de sustentabilidade e reaproveitamento da nossa escola. Felizes, as famílias levaram para casa sua “produção familiar” como lembrança da festa.
Labirinto das Cores
As famílias, com suas crianças do Maternal I, puseram a mão na massa e fizeram “arte” nas paredes de um labirinto, montado no gramado. Muitos pais, já avisados de que seria uma produção artística com tinta, trouxeram uma troca de roupa. Por isso, puderam mergulhar na aventura de pintar com pincéis e com as mãos, vivenciando (ou rememorando) a maravilha de usar tintas, de criar livremente e de se sujar para ser feliz.
As crianças ficaram encantadas com os pais realizando tarefas de pinturas como as que elas fazem comumente com as professoras. E os membros da família se conectaram nessa festa das cores.
Quem passasse por lá não hesitava em entrar para brincar, principalmente as crianças da escola.
Jogos
Para unir pais e filhos, nada melhor do que brincadeiras e jogos.
Pensando nessa proposta de integração, no hall do Médio, mesas com diversos jogos de tabuleiro ficaram à disposição dos presentes durante toda a festa.
Também montou-se uma sala com os famosos jogos de fliperama. Por serem considerados os precursores dos videogames, esse entretenimento antigo chamou a atenção de adultos e crianças.
Em uma outra sala, as famílias conheceram o “Super Cérebro”, um projeto educacional que utiliza jogos como estímulos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e melhora do foco e da memória. Nos encontros com as famílias, os instrutores mostraram os jogos, todos eles feitos de material concreto e programados com pistas e associações para o jogador trabalhar a mente. Depois das explicações, a parte realmente interessante: os visitantes foram convidados a jogar. E, como não podia faltar, na Quadra Poliesportiva, os professores de Esporte montaram jogos de movimento corporal. Para cumprir as tarefas estipuladas nas brincadeiras, as famílias precisaram demonstrar habilidade motora, agilidade e atuação em equipe. Assim, os participantes se exercitaram um pouco, se socializaram e, com certeza, se divertiram.
Do caos ao colo
Com referência ao Projeto Pedagógico deste ano, “A Paz começa comigo”, as professoras do Nível I da Educação Infantil organizaram a vivência “Do caos ao colo”. O título significa a jornada de transformação da desordem, dificuldade ou sofrimento para um estado de conforto, acolhimento e paz.
No novo “Espaço Zen” da nossa escola, elas desenvolveram uma conversa com os pais sobre o relacionamento familiar, enfatizando que dele não se pode esperar perfeição, mas sim parceria e apoio em situações difíceis. E que, muitas vezes, não precisamos necessariamente de respostas ou soluções, mas de um “colo”, de um “estou aqui com você”, que a família pode e deve proporcionar. Em suma, o objetivo da vivência foi oferecer algumas sugestões para os pais, junto com seus filhos, passarem de um estado de estresse ou aflição (caos) para um de bem-estar (colo). E muito contribuiu para essa transição uma prática de relaxamento que a Vitória Baroni (professora de yoga e terapeuta de crianças e adultos) aplicou e ensinou as famílias a reproduzirem em seus lares.
Chef Kids & Family
Uma experiência parecida com os concursos de culinária da tevê foi o que vivenciaram os pais e as crianças do Maternal II na Festa da Família, preparando sanduíches caprichados.
As professoras escolheram um prato simples para todos poderem participar, inclusive os pequenos alunos.
Para as famílias se socializarem, foram divididas em 6 grupos, e cada grupo escolheu um líder que, já em disputa, correu ao “Espaço Pequeno Gourmet” para conseguir os ingredientes desejados.
Não foi preciso muito tempo para os componentes de cada grupo começarem a brincar, dar risadas, se divertirem com a competição. Com tarefas pré definidas, quem não estava no preparo do sanduíche, torcia por sua equipe com cantos de “já ganhou”, celebrando uma vitória antecipada.
Depois, esgotado o tempo previsto, aconteceu a apresentação dos sanduíches aos jurados para a escolha do grupo campeão. Mas todos receberam presentinhos da escola e lembrancinhas dos alunos (colheres de pau que eles haviam pintado).
Por fim, houve a degustação dos lanches, que saíram super recheados e deliciosos.
Com certeza, o bom entrosamento das famílias, a alegria e risadas ficarão na memória de todos os participantes, e dos espectadores também!
