Nas aulas de Ciências, a professora Gabriela desenvolveu com os seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental um projeto para o estudo de conceitos básicos de eletrônica.
Com o objetivo de motivar os alunos e facilitar o aprendizado, ela optou por uma aula prática em que eles mesmos pudessem montar um circuito elétrico simples.
Para o êxito dessa experiência, ela solicitou a ajuda do professor Leopoldo, que leciona Física para os alunos do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Integração de professores e alunos para as lâmpadas acenderem
Num trabalho conjunto, os dois professores, Gabriela e Leopoldo, ofereceram detalhadas instruções para os alunos montarem seus circuitos, utilizando componentes como resistores, capacitores e LEDs.
E, auxiliando também nos procedimentos, atuaram na aula alguns alunos do Ensino Médio.
Experiência na “Sala Steam”
Os alunos do 5ºano se mostraram entusiasmados em participar de uma experiência com o professor Leopoldo (que lecionará para eles num futuro próximo) e interagir com os colegas maiores, do Médio.
Além dessas novidades, eles amaram o fato de se locomoverem para a Sala Steam, do prédio do Médio. A professora havia explicado que Steam representa cinco grandes áreas do conhecimento: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática).
Portanto, eles conheceram uma sala especial, onde acontecem atividades práticas, criativas e integradas.
Aquecimento de água
Uma outra atividade interessante foi realizada sob a orientação do professor Leopoldo. Ele demonstrou o aquecimento da água de um balde por meio da eletricidade.
Os alunos prepararam o circuito elétrico, mas foi o professor quem, por segurança, fez o aquecimento.
Importância da Ciência e do trabalho em equipe
As lâmpadas acenderam, a água aqueceu, o ambiente era pra lá de especial, o professor e os alunos do Médio interagiram com eles… Tudo isso cativou os alunos do 5º ano, que consideraram a aula como um show de encantamento.
Avaliando o projeto, a professora Gabriela concluiu que foram atingidos os objetivos propostos. Além de proporcionar aos alunos a compreensão de novos conceitos e estimular neles o interesse pelo estudo científico, os experimentos desenvolveram o entrosamento entre os participantes e a conscientização da importância da atuação em grupo para a chegada a bons resultados.

