Nas aulas de Ciências, por ocasião do Dia Mundial da Água, discutiu-se a importância da água na nossa vida e na dos demais seres do planeta.
Sabendo-se que o Brasil tem cerca de 114 mil quilômetros de rios com a qualidade da água comprometida, 22 de março é um dia para nos conscientizarmos de que é preciso proteger o meio ambiente como um todo para salvar a nossa água e a nós mesmos.
O professor Marcelo, de Ciências, conversou com os seus alunos do 6º ano sobre a conservação da natureza e a urgência de se impedir a poluição e o desmatamento das regiões de mananciais que abastecem as pessoas nas cidades.
Água potável e água poluída
Os alunos estudaram que a água potável é própria para o consumo, enquanto a água poluída apresenta alterações físicas e químicas, algumas vezes com odor e gosto ruim.
Como a poluição da água está relacionada à ação humana, gerando graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população, o professor mencionou que não se deve descartar esgoto, resíduos industriais, produtos químicos e plásticos no ecossistema aquático.
Então, evidenciou três contribuições que todos nós podemos dar para melhorar a qualidade da água: usá-la com moderação, sem desperdício; praticar o reúso; e somente descartar resíduos de forma adequada.
Separação de Misturas e Simulação de Tratamento de Água
No laboratório, os alunos participaram de um experimento, com técnicas de separação de misturas, que simulou um dos procedimentos que ocorrem nas estações de tratamento de água.
Dos vários processos utilizados nas estações, os alunos realizaram a decantação, que consiste na separação de misturas, permitindo a deposição dos flocos de sujeira no fundo do decantador.
Reflexões finais
O professor encerrou a aula com uma reflexão sobre a necessidade de combater a poluição da água. Lembrou os alunos que eles, compreendendo a poluição da água e seus malefícios, se tornaram responsáveis e devem contribuir para o desenvolvimento de maneiras de garantir a segurança hídrica.

