Conversas sobre o meio ambiente e a necessidade de todos nós termos atitudes de preservação dos recursos naturais são frequentes nas aulas da Educação Infantil.
Porém, por ocasião da comemoração ao 5 de junho, “Dia do Meio Ambiente”, atividades especiais foram organizadas.
Peça Teatral e Oficinas Temáticas
As professoras da Educação Infantil apresentaram aos seus alunos uma pecinha em que abordaram os principais problemas ambientais do nosso mundo: a poluição do ar e da água, o desmatamento, o aquecimento global, a perda de biodiversidade, a desertificação e o uso indiscriminado dos recursos naturais.
E, como 2025 foi declarado pela ONU como o “Ano Internacional das Geleiras”, também na pecinha mencionou-se a importância da preservação das geleiras. As “professoras-personagens” explicaram que as geleiras são fontes de água doce. E que o seu derretimento acelerado pelo aumento das temperaturas altera todo o ciclo da água, prejudicando a disponibilidade de água doce para muitas regiões do mundo.
Em seguida à pecinha, os alunos participaram de atividades lúdico-pedagógicas que reforçaram os ensinamentos apresentados e estimularam a valorização das florestas; das águas de rios, mares e geleiras; e dos animais em sua grande diversidade.
Divididos em grupo, eles exerceram o papel de “Guardiões da Natureza” e trilharam caminhos interagindo com o meio ambiente.
Numa brincadeira sensorial, os alunos manusearam folhas de plantas, gravetos, pedras, terra e areia, para sentir e amar a Natureza. Outra atividade foi a retirada de lixo de uma piscininha, numa brincadeira de despoluição das águas do mar. Também brincaram com figuras e apontaram aquelas que mostravam ações que poluem o ar. E não faltou uma atividade sobre os “cuidados com os animais”, em que eles encontraram pegadas na floresta e as associavam ao tipo de animal.
“As crianças sabem muito bem usar a imaginação e, brincando, entenderam que a Natureza é benéfica para nós e, por isso, precisamos dar a nossa contribuição para preservá-la.”, comentou a Emília, uma das professoras da Educação Infantil.










Campanha Tampinhas que Curam
No decorrer do 2º trimestre, as professoras da Educação Infantil trabalharam com os alunos o tema “Cuidando do Planeta”, evidenciando a questão do lixo e os males que ele causa ao meio ambiente.
Então, para uma vivência sobre os benefícios da reciclagem no auxílio à diminuição da poluição ambiental, os alunos se tornaram parceiros da ONG “Tampinhas que Curam”. O propósito dessa entidade é arrecadar tampinhas plásticas e lacres de latinhas para poder vender o material a empresas de reciclagem e, assim, reverter os recursos obtidos em ajuda ao tratamento de crianças carentes com câncer.
A arrecadação dos alunos está sendo um sucesso. As famílias já enviaram muito material e continuam enviando. Por isso, no “Dia do Meio Ambiente”, as professoras enfatizaram aos alunos que o engajamento deles e seus pais nessa campanha é uma importante atitude ambientalista e ao mesmo tempo solidária que pode sim fazer a diferença para várias pessoas.

