A QUÍMICA é a ciência que estuda a matéria e suas transformações. Ela está presente no nosso cotidiano sempre, já que seu objeto de estudo é a matéria. Porém, sua maior importância é a de gerar novos conhecimentos que venham a melhorar a nossa qualidade de vida.
Estas características evidenciam que a QUÍMICA é fundamentalmente baseada na experimentação. Em uma linha racional, pode-se compreendê-la como o conhecimento elaborado a partir da observação ou identificação de transformações relacionadas ao material de partida ou à formação de um material produzido.
Em 18 de junho, é comemorado o “DIA DO QUÍMICO”, e para celebrar essa data tão importante, o professor Nari fez uma aula especial para os alunos dos três anos do Ensino Médio. Com produtos encontrados no mercado e farmácia, ele fez experimentos demonstrando a necessidade de se reconhecer possíveis riscos que materiais comuns do nosso cotidiano oferecem.
Dentre os vários experimentos feitos, o professor produziu fogo com permanganato de potássio e glicerina, ambos comprados em farmácia, que é uma técnica utilizada por muitas pessoas que acampam. Produziu hidrogênio gasoso, utilizado em foguetes, com desentupidor de encanamento e papel alumínio. Reproduziu o bafômetro utilizado por policiais. E fez até um “chá revelação” (aqueles usados para descobrirem o sexo do bebê) utilizando substâncias químicas.
Um verdadeiro SHOW DE QUÍMICA!
Origem do “Dia do Químico”
O “Dia do Químico” é celebrado em 18 de junho, pois foi nessa data que Juscelino Kubitschek assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por “Lei Mater dos Químicos”, criando os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentando a profissão.
Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.