Com procedimentos dinâmicos, criativos e participativos, a equipe docente da nossa escola recebeu, na Semana de Planejamento, as orientações do “Programa Líder em Mim” para capacitação própria e posterior aplicação aos alunos.
Trata-se de um programa de educação socioemocional que impulsiona mudanças comportamentais em educadores, crianças e adolescentes, ajudando-os a se tornarem protagonistas de suas vidas.
Como explicou a palestrante Patrícia Pereira, consultora do “Programa Líder em Mim”, todos se beneficiam com o programa, constituído de 7 hábitos fundamentais para se chegar aos objetivos e realizações desejadas.
As estratégias que auxiliam o praticante do programa a se autoconhecer, a se autovalorizar, a encontrar os seus ideais e a ter foco na construção do seu caminho, foram criadas por por Stefen R. Covey, estudioso do comportamento humano. Em seu livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, ele menciona que se baseou na constatação de que os hábitos são forças poderosíssimas, determinando a nossa realidade, o nosso presente e o nosso futuro. E ressalta que, se tivermos os hábitos adequados e programarmos as nossas ações cotidianas, tudo na nossa vida ficará bem mais fácil.
Os 7 hábitos
O filósofo Aristóteles já dizia: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.”. Isso significa que, muitas vezes, precisamos trocar alguns dos nossos hábitos por outros melhores.
Os 7 hábitos propostos, na verdade, são diretrizes para agirmos a favor de nós mesmos e, consequentemente, a favor de toda a sociedade.
Assim, a implantação dos 7 hábitos, numa metodologia gradativa e sequencial, provoca uma mudança interna ou crescimento interior, que capacita o indivíduo a se relacionar de modo equilibrado consigo mesmo e com os demais.
São eles:
1- Seja proativo (responsabilidade, escolha, iniciativa, criatividade); 2- Comece com um objetivo em mente (planejamento, definição de metas, propósito, comprometimento); 3- Faça primeiro o mais importante (foco, disciplina, priorização, organização); 4- Pense com a lógica ganha-ganha (benefício mútuo, justiça, abundância); | 5- Procure primeiro compreender, depois ser compreendido (respeito, compreensão mútua, empatia, consideração); 6- Crie sinergia (cooperação, valorização da diversidade, união de forças); 7- Afine o instrumento (renovação, melhoria contínua, equilíbrio). |
As dinâmicas com os professores e coordenadores
Nas atividades de treinamento com os professores e coordenadores, houve momentos de integração, debates e trabalho em grupo.
Nesse encontro, a Patrícia direcionou uma vivência sobre a importância primordial da “organização” para o bom desempenho das tarefas, priorizando e planejando a execução da mais urgente e centrando o foco nela.
Cada grupo também debateu sobre um dos 7 hábitos e apresentou aos demais suas conclusões.
Aplicação do programa aos alunos
A implantação do “Programa Líder em Mim” será de grande valia para todos da comunidade Piaget: os educadores, os alunos e até mesmo as famílias, que, com certeza, acompanharão o trajeto dos filhos. Acreditamos que, com o desenvolvimento do programa nas aulas de Socioemocional, os alunos se tornarão mais seguros de si, mais confiantes e otimistas. Inclusive, aprenderão a usar o hábito da organização para melhorar nos estudos.











