Os professores da nossa escola utilizam o laboratório com frequência, pois sabem da importância de os alunos testarem conceitos e formularem ideias sobre determinados assuntos. Também consideram que a atividade no laboratório estimula o desenvolvimento do pensamento científico: observação, análise e conclusão.
“Para compreender a teoria, é preciso experimentá-la.” Essa é a opinião da professora Lize, da disciplina de Química, para quem o uso do laboratório constitui um recurso essencial no processo de aprendizagem.
E ela ainda afirma: “A química está em todos os espaços e em todos os momentos da nossa vida. Por isso, o conhecimento químico tem de ser aplicável a situações concretas, para que os alunos possam entender os fenômenos do cotidiano.”.
Reação química com catalisadores
A professora Lize levou seus alunos do 9º ano ao laboratório para um experimento decorrente de uma situação comum do dia a dia: a utilização de água oxigenada para esterilizar um machucado.
Primeiramente, ela questionou os alunos sobre o que acontecia de imediato no local do machucado após receber água oxigenada. E a maioria deles lembrou a formação de bolhas esbranquiçadas.
Em seguida, a professora propôs uma experiência semelhante para poder explicar a reação química ocorrida, a de decomposição, em que a água oxigenada em contato com o sangue do ferimento (catalisadores biológicos) sofre rápida decomposição, transformando-se em gás oxigênio, que se apresenta em forma de bolhas e água.
Imitando a espuma de pasta de dente
No laboratório, os alunos participaram de um experimento nomeado carinhosamente de “Pasta de dente de elefante”, que abordou conceitos sobre reação de decomposição, velocidade de uma reação química e uso de catalisadores (desta vez não mais biológico e sim químico, o iodeto de potássio).
Para a aula se tornar mais atrativa, a professora Lize acrescentou à mistura do balão volumétrico corante azul e detergente, que foram responsáveis pelo efeito da espuma azul.
Surpresa com a reação química
O experimento surpreendeu os alunos, exatamente como a professora pretendia que acontecesse. Após um sustinho, eles sentiram alegria e encantamento ao verem tanta espuma bonita e colorida sair rapidamente do balão volumétrico.
Com certeza, essa aula ajudou a despertar o interesse pelo estudo da Química.








