A “Academia de Pais” do Colégio Piaget já promoveu o seu 2º encontro.
No dia 25 de março, no auditório da nossa escola, a palestrante Renata Evangelista, psicanalista e psicopedagoga, conversou com os pais dos nossos alunos sobre o tema “Como ajudar crianças a cumprir e estabelecer objetivos”.
Mas o que é a “Academia de Pais”?
Uma novidade deste ano, a “Academia de Pais” foi idealizada pela nossa diretora Lilian Cavalaro com o objetivo de oferecer frequentes discussões sobre como educar as nossas crianças e jovens, proporcionando-lhes uma formação humanista, positiva e proativa.
Com o lema “Criando líderes: a arte de unir e capacitar famílias”, a “Academia de Pais” planejou 7 encontros para 2025. Os temas foram selecionados a fim de os participantes poderem trocar ideias, dividir pensamentos, tirar dúvidas, reunir conhecimentos e saber o que grandes especialistas educacionais têm para nos contar.
“Aprimorando as minhas atitudes, ajudo a mim e a todos da minha família.” Essa é a ideia central do projeto, que a cada encontro conduz a reflexões, busca de soluções e mudanças de procedimentos.
Apresentação do novo encontro
Os organizadores da “Academia de Pais”, a Lilian Cavalaro e o professor Wagner Cipriano, fizeram uma explanação inicial evidenciando a proposta do projeto de ajudar as famílias a colocar em prática atitudes que proporcionem o bem-estar social, comportamental e emocional, e o desenvolvimento das potencialidades de todos os familiares.
“Cada vez mais surgem novidades científicas e tecnológicas, e modificações em todas as áreas do conhecimento e nas maneiras de pensar. Por isso, enquanto as nossas crianças crescem, a gente precisa crescer junto.”, comentou a Lilian.
E, agradecendo a presença de todos, o professor Wagner apresentou aos pais a palestrante da noite.
2º encontro: Como ajudar crianças a cumprir e estabelecer objetivos
A palestrante Renata Evangelista abordou o tema “Como ajudar crianças a cumprir e estabelecer objetivos”, mencionando que se trata de um processo contínuo de aprendizado e crescimento tanto para os pais quanto para os filhos. Ou seja, sendo os pais exemplos para as crianças, devem demonstrar o valor dos objetivos e da perseverança no seu próprio comportamento.
Ela enfatizou a relevância de os pais desenvolverem um ambiente familiar de afeto e apoio, possibilitando que os filhos se sintam seguros para compartilhar seus sentimentos e suas dificuldades. Falou, ainda, sobre a necessidade do diálogo, do verdadeiro ouvir e da observação dos “sinais” que a criança apresenta.
Aconselhou aos pais que valorizem sempre os esforços e pequenos progressos dos filhos, e deixem claro que os amam e estão lá para ajudar quando for preciso. E explicou que essa união, amor e confiança entre pais e filhos é o que torna possível o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados.
Frisou que os filhos precisam de direcionamento, de regras bem definidas, por isso devemos auxiliá-los a estabelecer metas, a dividir as tarefas em etapas, a fazer uma programação passo a passo. Entretanto, o planejamento não deve ser imposto. O ideal é a criança participar de todo o processo, concordar com ele e entender os seus benefícios.
Uma sugestão prática da Renata foi a criação de uma tabela, onde se acompanha a realização das tarefas de rotina, bem como a evolução comportamental de cumprir os acordos, revelando, dessa maneira, o surgimento de atitudes proativas de autodisciplina e responsabilidade.
Enfim, a palestra deixou para reflexão a importância da disciplina positiva, tanto para os pais como para os filhos.
Queridas famílias, lembrem-se de consultar a agenda das palestras da “Academia de Pais” deste ano!!!






