Home ENSINO MÉDIO “Programa Líder em Mim” no Ensino Médio

“Programa Líder em Mim” no Ensino Médio

Aprendizado do poder dos hábitos positivos a favor da pessoa que os pratica

por Aline Floresti

Uma das novidades deste ano é a implantação do “Programa Líder em Mim” para todas as turmas do Colégio Piaget. Baseia-se em 7 hábitos, que correspondem a procedimentos positivos e auxiliam na seleção, organização e conquista de objetivos.

As aulas de “Lìder em Mim” estão se desenvolvendo com sucesso, ajudando os nossos alunos a  se tornarem mais seguros de si, otimistas e preparados para o bom desempenho de suas tarefas. 

“Líder em Mim” e “Socioemocional”

Esse novo curso “Líder em Mim” foi escolhido para se somar à disciplina de Socioemocional, já tradicional no currículo da nossa escola. 

Agora, ao incorporarmos o ensinamento dos “7 hábitos”, com certeza prepararemos melhor os nossos alunos para eles poderem se autoconhecer, se autovalorizar, encontrar os seus ideais e  ter foco na construção do próprio caminho.

Aplicação do “Programa Líder em Mim” no Ensino Médio

A Carol e o Robson são os professores que lecionam  o curso “Líder em Mim” para os alunos do Ensino Médio.

Nas aulas, seguindo a programação de um material didático especialmente elaborado, os alunos participam de vivências e debates que estimulam a auto-observação, o diagnóstico do “eu” emocional, a análise de comportamentos diante de situações-problema do cotidiano, entre outros aspectos de autoconhecimento.

Como me sinto? Como reajo em momentos de conflito? Como me relaciono com as pessoas?  Essas são algumas das perguntas comumente feitas aos alunos nas lições da apostila. De igual modo, as atividades propostas incentivam o conhecimento e valorização do outro, com questões sobre convivência, tolerância, empatia, respeito.

Exercícios para atitudes conscientes e equilibradas

Como nos explica a professora Carol, um importante objetivo do curso é fazer com que o praticante dos “7 hábitos” seja dono de suas emoções e ações. 

“As estratégias das aulas auxiliam o praticante do programa a agir de modo consciente. O aluno começa a perceber que, ao adquirir hábitos saudáveis e adequados, e programar as suas ações cotidianas, tudo na sua  vida fica bem mais fácil.”, comentou a Carol.

Troca de alguns hábitos por outros melhores

Dinâmicas frequentes visam desenvolver nos alunos o 1º hábito dos 7 indicados pelo “Programa Líder em Mim”: ser proativo

Partindo-se da premissa de que o benefício reforça o hábito, é essencial que o aluno-praticante, após  estabelecer o objetivo desejado, reconheça seus hábitos negativos que tanto o prejudicam, como preguiça, procrastinação ou reação aos eventos somente quando ocorrem. Então, ele compreende que, mudando tais hábitos e adotando comportamentos proativos de tomar a iniciativa, de ser responsável e de usar a criatividade, irá adquirir a importante capacidade de antecipar problemas, oportunidades e necessidades.

E a professora Carol avalia de forma otimista a evolução dos seus alunos nesse processo de autoaperfeiçoamento: 

“Eles participam com interesse das atividades e debates. Demonstram que estão bem conscientes da importância da mudança interna ou crescimento interior para, assim, poderem se relacionar de modo equilibrado consigo mesmo e com os demais, e atingir seus objetivos.”

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service