Sabemos que existem flores das mais variadas tonalidades. Mas, será possível dar a uma flor exatamente a cor que desejamos?
Foi para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental responderem a essa pergunta que as professoras Renata, Andreia, Shirley, Fabiana e Luciane solicitaram uma experiência científica.
Nas aulas de Ciências, estudando as características dos vegetais, os alunos aprenderam que, pela raiz ou caule (que possuem vasos condutores), os nutrientes chegam a todas as partes da planta.
E nada como poder “visualizar” essa propriedade das plantas de fazer o transporte de substâncias por todo o seu organismo.
A EXPERIÊNCIA
Cada aluno fez na sua casa a experiência, que consistiu em colocar uma flor branca em um recipiente com anilina ou corante comestível da cor que eles preferissem. A orientação das professoras foi que a solução (mistura de água e corante) fosse concentrada, adquirindo uma cor forte.
A flor ficaria um ou dois dias com o caule mergulhado no recipiente.
OBSERVAÇÃO E RESULTADOS
Os alunos, com alegria, observaram a flor branca ir ganhando tonalidade. Em pouco tempo, eles conseguiram obter uma flor da cor desejada.
Puderam, então, constatar que o caule absorveu a mistura do recipiente e levou as substâncias até as pétalas.
RELATÓRIO E APRESENTAÇÃO DAS FLORES
Depois da experiência, os alunos responderam a um questionário que serviu como relatório da atividade. Também trouxeram para a aula a sua flor colorida para mostrar aos colegas.
Na apresentação, eles contaram como tinha sido satisfatório acompanhar o desenvolvimento do processo de coloração da flor. Alguns disseram que toda a família participou da experiência, ajudando na observação constante dos resultados.
PROJETO QUE DEU SUPER CERTO
A professora Andreia comentou que alguns projetos ensinam e encantam os alunos. E destacou que esse tinha sido especial:
“A experiência de ver surgir a cor nas flores foi muito prazerosa para os alunos. Eles adoraram a atividade! E isso serviu de estímulo para se interessarem mais pela disciplina de Ciências.”.