A primeira semana de agosto foi especial para os alunos do Nível I e II do Período Integral. A professora Lili e o professor Paulo organizaram uma festa para receber os pequenos da Educação Infantil de volta às aulas, com “atividades musicadas”. Ou seja, a professora Lili desenvolveu diversas ações com os alunos, enquanto o professor Paulo, de Música, tocava e cantava canções infantis.
A Dona Pipoca, a Lili fantasiada, se apresentou cantando e dançando “Pula-pula, pipoquinha!”. E houve outras canções que ela e o professor Paulo dramatizaram. Na verdade, foram apresentações teatrais, das quais os alunos participaram com alegria.
Outra brincadeira, entre tantas da semana, ocorreu com o brinquedo “molas”. Eles precisavam acompanhar os comandos da velocidade, de acordo com a mudança do ritmo de uma música interpretada pelo professor Paulo.
Estava difícil saber qual brincadeira agradava mais. Porém, as crianças acabaram por escolher o momento do “Trenzinho da Alegria”, como o mais divertido. O trem de alunos segurando tecidos e bambolês percorreu alguns espaços da escola ao som da música “Piuí abacaxi”.
E houve mais atração para os alunos da Educação Infantil na primeira semana. A professora Lili e o professor Paulo comandaram a brincadeira musicada com um parachute (guarda-chuva de arco-íris que possibilita ações físico-motoras coletivas).
Assim, acompanhando o ritmo da música cantada pelo tio Paulo e obedecendo aos comandos “dentro” e “fora” da Tia Lili, os alunos, em conjunto, entravam debaixo do parachute e, depois, saíam.
Será que alguma criança ficou triste com a volta às aulas?
Muito difícil com tanta diversão e alegria!