As metodologias modernas de ensino possibilitam que os alunos tenham participação efetiva nas aulas e no seu próprio aprendizado.
Na chamada METODOLOGIA ATIVA, o professor não oferece o conteúdo programático pronto e as conclusões, como nas aulas tradicionais. Ele conduz os estudantes e caminha lado a lado como orientador. Isso significa que, de modo protagonista, os alunos promovem o seu conhecimento, a partir de recursos variados, entre eles tecnologias do mundo da cultura digital, do qual as crianças e jovens de hoje fazem parte. Portanto, a pesquisa dos assuntos se faz quase sempre pela internet, com o uso de sites e aplicativos.
Especificamente, sobre o tema Citologia (estudo das células), para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, o professor Rodrigo, de Biologia, organizou uma aula em que fez uso de uma das propostas da Metodologia Ativa, a chamada ROTAÇÃO DE ESTAÇÕES. Ou seja, divididos em equipes, os alunos precisaram percorrer algumas estações, sendo que em cada uma delas havia um desafio para ser resolvido em minutos determinados.
Uma das estações apresentava questões sobre o tema e também um QR CODE, o qual dava acesso a um vídeo com informações que permitiam o encontro das respostas.
Uma outra estação pedia a leitura de um texto do próprio material didático, e os alunos precisavam fazer o levantamento das informações mais importantes em alguns post-its, depois fazer uma fotografia deles e colocar numa pasta no drive para terem como um resumo do assunto.
Mas a estação que os alunos consideraram mais interessante foi um google forms com algumas perguntas, sendo que as respostas corretas eram como “chaves” para eles chegarem à base final.
E o tempo voou. O professor Rodrigo comentou sobre a aula, satisfeito com os resultados:
“O estudo da composição das células, de seus tipos e características ocorreu de forma atraente e desafiadora, porque a atividade se assemelhava a uma gamificação. E os alunos adoram desafios.”.