O “Desafio de Redação” é um concurso para incentivar os estudantes a desenvolverem suas habilidades na escrita de textos. Sempre proposto pelo jornal Diário do Grande ABC, o Desafio, que já está na sua 16ª edição, convidou todas as escolas do ABC a se inscreverem.
Além de revelar talentos, a participação no concurso é um treino de redação para os alunos, preparando-os para futuros exames, como o ENEM e os mais variados vestibulares.
Assim, pela importância da experiência, a nossa escola fez a inscrição de seus alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Conforme as normas estipuladas pelos organizadores do que eles denominam “Concurso Literário”, a nossa escola, após o cadastramento, recebeu uma caixa contendo as folhas oficiais para a aplicação da redação em datas determinadas.
Os alunos foram divididos por ano/série, ou seja, por categorias diferenciadas para que o nível de aprendizagem fosse respeitado na hora da avaliação. Porém, o tema para a redação, anunciado previamente, foi único: “Resgate da cidadania se faz com solidariedade e empatia”.
O gênero da redação era livre para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, podendo a escola optar. As nossas professoras, juntamente com os alunos, escolheram para os 6os anos, conto; para os 7os anos, crônica reflexiva; e para os 8os e 9os anos, artigo de opinião.
Já para os alunos do Ensino Médio o gênero foi determinado pelos organizadores: argumentativo-dissertativo, seguindo os mesmos critérios das redações do ENEM.
As professoras de Redação Carol, Erika e Raquel debateram o tema em sala para a ampliação de ideias. Também enfatizaram a estrutura dos gêneros literários que eles iriam utilizar.
A motivação foi grande. Eles demonstraram interesse tanto na fase de preparação quanto na produção final do texto, que ocorreu no dia 26 de agosto.
A Érika, professora e coordenadora do Ensino Médio, comentou: “Os resultados só sairão em novembro. Independentemente de classificação, valeu muito o empenho deles. Todos progrediram!”
E nós, estamos na torcida, é claro!