As professoras de Português Neide e Soraya, das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, trabalharam com os alunos o gênero textual TEATRO, que se caracteriza por ser produzido para ser representado ou encenado.
Para iniciar, promoveram uma leitura coletiva com os alunos do livro infantil “Os lobos dentro das paredes”, de Neil Gaiman. A obra, que possui uma linguagem simples e acessível, passa importantes mensagens. Como num conto de fadas, a Lucy, personagem principal, descobre lobos escondidos nas paredes da casa. Certo dia, os lobos saem de dentro das paredes e, então, expulsos da própria casa, Lucy e seus familiares precisam reaver o seu lar. É quando eles percebem que, na rotina do dia a dia, cada membro sempre estava ocupado com afazeres particulares, e pouco, ou quase nunca, conviviam como unidade familiar. Agora, precisam se unir para enfrentar “os lobos” (o lobo mau dos contos antigos).
A história agradou tanto os alunos que as professoras decidiram, com o auxílio deles, redigir um roteiro teatral para uma pecinha. Também se preocuparam com a linguagem visual: os gestos e as fantasias improvisadas para caracterizar os personagens.
Assim, no dia 16 de setembro, os alunos apresentaram para os colegas uma peça que teve o mesmo nome do livro em que foi baseada: “Os lobos dentro das paredes”.
A apresentação dos alunos, seguindo a história contada no livro, aliou mistério, suspense e humor, e enalteceu a importância da união da família para a resolução dos problemas que surgem.