O “Projeto de Vida” é um encontro semanal com as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
Os bate-papos, mediados pela professora Carol (de Literatura) e o professor Rafael (de Geografia), vão além da exposição pelos alunos dos problemas com a escola, aulas ou disciplinas curriculares. Por meio de jogos orais e dinâmicas, os professores conduzem os alunos a falarem espontaneamente de suas vidas pessoais, de suas inseguranças, medos e também de seus desejos e esperanças.
As aulas se constituem em oportunidades de autoconhecimento e de conhecimento do outro, ajudando os alunos, inclusive, a descobrirem suas aptidões, o que em muito auxilia na escolha da carreira profissional.
PESQUISA DE CAMPO
Uma atividade recente que os professores propuseram foi uma pesquisa intitulada “50 PESSOAS E 1 PERGUNTA”, inspirada em um projeto já desenvolvido em vários países.
Os alunos, divididos em grupos, escolheram uma pergunta que consideraram importante e a fizeram para 50 pessoas: alunos da escola, professores, coordenadores, funcionários, e também parentes e amigos.
Assim, com perguntas como: “Qual a sua melhor virtude?” / “Qual a música que mais o(a) marcou?” / “Qual foi o dia mais feliz da sua vida?” / “Qual o seu maior arrependimento?” / “Qual o seu maior medo?” / “Se você soubesse que todos desapareceriam amanhã, quem você visitaria hoje?” / “Se fosse para você mudar algo na sua vida, o que mudaria?” / “O que você gostaria de fazer no futuro?”, os alunos realizaram as entrevistas durante duas semanas e filmaram pelo celular.
Em seguida, cada grupo organizou o material colhido em um vídeo.
ANÁLISE DOS VÍDEOS E CONCLUSÕES
Com os vídeos prontos, iniciou-se a segunda etapa do trabalho. Em sala de aula, os alunos assistiram às entrevistas dos grupos para analisarem as respostas. Então, concluíram que, apesar de as pessoas serem diferentes entre si, têm problemas, dificuldades e sonhos bem semelhantes.
Na conversa final, eles também foram incentivados a responder algumas das perguntas.
A professora Carol comentou que o objetivo do trabalho foi alcançado, já que todos puderam conhecer mais profundamente as pessoas e também se autoconhecerem.
“Foram exercícios de reflexão sobre os outros e sobre eles mesmos. As entrevistas mostraram aos alunos ‘que não estamos sozinhos’, que todos são diferentes e ao mesmo tempo iguais nas emoções e sonhos, e que podemos sim nos ajudar e estabelecer metas positivas para o futuro”, esclareceu a professora.