Os alunos do Integral do Fundamental I, neste ano, estão lendo as obras do cartunista, desenhista e escritor Ziraldo.
Trata-se de um Projeto Literário interdisciplinar que, com a associação de disciplinas, objetiva capacitar os alunos para uma abordagem muito mais ampla e abrangente das obras do autor, quer na estrutura textual, quer nas informações e mensagens que apresentam.
Neste mês, o livro escolhido foi “Nino, o menino de Saturno”.
O LIVRO DE SETEMBRO
O próprio Ziraldo, falando sobre sua obra “Nino, o menino de Saturno”, classificou-a como do gênero literário lenda: “lenda de um um menino de nome Saturnino, habitante de Saturno”. Na história, o menino, que gostava de surfar com sua prancha pelos anéis de Saturno, percebeu que as cores haviam desaparecido. Então, ele viaja pelo espaço, visita planetas e chega à Terra, onde encontra todas as cores de que precisava na natureza e também nas obras de pintores e artistas plásticos famosos, como: Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Wassily Kandinsky, Gustav Klimt, Jackson Pollock, Henri Matisse e Joan Miró.
UMA OBRA E ATIVIDADES EM CINCO DISCIPLINAS
O livro possibilitou a abordagem por várias disciplinas curriculares.
Após os alunos lerem a obra, as professoras Silvana, Janaína, Thaís e Kátia, na disciplina de Língua Portuguesa, promoveram rodas de conversa para a identificação do gênero textual e a interpretação do enredo.
Em seguida, os alunos pesquisaram sobre os astros que compõem o Sistema Solar, num gancho com a disciplina de Geografia. E, sobre alguns dos pintores mencionados, numa integração com a disciplina de Arte, houve a pesquisa de suas principais produções artísticas.
Ainda aulas de Inglês do Cel-Lep e de Maker (técnica da cultura “faça você mesmo”, com a utilização de materiais recicláveis) se integraram ao projeto.
ÁRVORE DE LIVROS
A plataforma “Árvore de Livros”, à qual a nossa escola e os alunos têm acesso, auxilia a leitura de livros de forma on-line.
Assim, os alunos, em pequenos grupos, leram a “versão virtual” de Nino, o menino de Saturno. E, como esclareceu a professora Silvana, “durante toda a leitura, eles iam demonstrando encantamento com o personagem e as suas maravilhosas descobertas nas viagens pelos planetas.”.
ATIVIDADE DE ARTE
Destaque foi dado às cores dos anéis de Saturno, aquelas que haviam sumido e que o personagem Saturnino procurava. Os alunos adoraram trabalhar com pintura para representar o planeta considerado o mais belo entre todos devido ao seu complexo sistema de anéis.
INGLÊS DO CEL-LEP
As teachers Valéria, Mariana e Anna Victória desenvolveram com os alunos o vocabulário sobre os astros, destacando o Planet Saturn, e confeccionaram o Solar System (Sistema Solar) com playdough (massa de modelar). Nas turmas do 3º, 4º e 5º ano, a teacher Anna Victória também pediu uma pesquisa no site oficial da NASA. Decididos em grupos, cada aluno se encarregou de trazer informações sobre um planeta. Depois, cada um leu a sua pesquisa para os demais.
AULAS DE MAKER
A professora Fabíola, de Maker, está orientando os alunos para a criação de um “jardim vertical”.
A ideia da atividade baseou-se na percepção do personagem Saturnino sobre a exuberante natureza do Planeta Terra, com suas maravilhosas árvores e flores.
Para os alunos, a montagem do jardim, com reaproveitamento de garrafas PET para o plantio, é uma homenagem às riquezas naturais do nosso mundo, que precisam ser conservadas.
Também a proposta remete ao tema do Projeto Pedagógico deste ano: “Desenvolvimento Sustentável”, que busca a conscientização da necessidade de um um desenvolvimento econômico e social sem agressões ao nosso meio ambiente.
Assim, o trabalho envolve duas ações ambientais: o plantio e a colaboração para a diminuição do lixo, com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
O primeiro passo foi a decoração com muito capricho e arte dos recipientes para se tornarem “belos vasinhos”.
“Este é um trabalho longo, com várias etapas. Mas todos ficarão satisfeitos quando o jardim vertical ficar pronto.”, comentou, animada, a professora Fabíola.