O Novembro Azul é uma campanha dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Sabendo-se que é grande o número de casos desse tipo de câncer e que a única forma de cura é o diagnóstico precoce, no mês de novembro, a maioria dos países do mundo se preocupa em divulgar a importância dos exames preventivos.
Conversa com as crianças
O SOE (Serviço de Orientação Educacional), que é um departamento da nossa escola com o compromisso de auxiliar os alunos e as famílias, desenvolveu um trabalho com as turmas da Educação Infantil e Fundamental I para incentivar os homens da comunidade Piaget a fazerem os exames de prevenção.
A Vavá e a Ana Paula, orientadoras educacionais da nossa escola, foram às salas de aula e conversaram com os alunos sobre a SAÚDE do papai, do titio, do avô, enfim, dos homens da família a quem dedicam amor.
Como já haviam desenvolvido um trabalho com eles por ocasião do Outubro Rosa (campanha para incentivar as mulheres a fazerem exames preventivos), as orientadoras relembraram o que foi mencionado antes e ressaltaram que, agora, era a vez de todos pensarem na saúde dos homens da família.
Elas fizeram questão de esclarecer o significado de “prevenção” e “check up”, salientando que, uma vez por ano, também os homens devem fazer exames gerais de saúde mesmo que não estejam sentindo nenhum sintoma.
“Essa prevenção anual faz com que qualquer problema de saúde seja verificado e a pessoa que amamos tanto possa se tratar com facilidade”, explicou a Vavá.
A Ana Paula, que desenvolveu o Novembro Azul principalmente com os alunos da Educação Infantil, considera que se deve falar de cuidados com a saúde o mais cedo possível, para que as crianças sejam educadas associando saúde à prevenção e, além disso, evitar que tenham medo de médico e de exames clínicos.
“Para se ter saúde, é necessário uma vez por ano ir ao médico e fazer exames. Médico é bom e fazer exames é melhor ainda!”, explicou a Ana aos alunos, inclusive aos pequenos.
Já com os alunos maiores, as duas orientadoras puderam abordar melhor a necessidade do exame periódico de prevenção do câncer de próstata, orientando que é o tipo mais comum entre os homens, mas facilmente tratável quando percebido no início.
Conversa com a família
A conversa com os homens da família ficou por conta dos próprios alunos. A mensagem que eles receberam e ficaram incumbidos de passar aos familiares foi de que VIDA, SAÚDE e CUIDADOS são três amigos inseparáveis, e um depende do outro.
Também foram orientados a perguntar aos conhecidos se já haviam feito os exames preventivos neste ano de 2022 e, em caso negativo, incentivá-los a fazer o quanto antes.
Decoração do cartão para o papai
Para facilitar que a informação chegasse aos homens da nossa comunidade escolar, as orientadoras educacionais entregaram aos alunos um cartão, anunciando a campanha Novembro Azul.
Nesse cartão, cada aluno inseriu um complemento pessoal, como pintura, desenho e/ou palavras de carinho, convidando o papai para a realização dos exames de prevenção.