Entre os alunos do Integral do Fundamental Anos Finais há muita união e convívio harmonioso. Todos se respeitam e se ajudam nas tarefas e nas dificuldades que volta e meia aparecem.
Mas como se explica esse importante relacionamento que propicia aos alunos crescimento intelectual e socioemocional?
A professora Gislaine esclarece:
“Além dos frequentes diálogos sobre condutas positivas de autorrespeito e respeito ao outro, as nossas aulas de Relaxamento trazem muitos benefícios a todos do grupo.”
Como são essas aulas de relaxamento?
As aulas de Relaxamento da professora Gislaine são, na verdade, uma mistura de Yoga, Pilates e Meditação. Os movimentos respiratórios e posturas físicas que ela ensina auxiliam no equilíbrio emocional dos alunos, na disciplina e no tratamento respeitoso aos colegas.
E, como ela mesma salienta, a prática de relaxamento também contribui para o rendimento escolar, já que aumenta o poder de foco, de atenção e de concentração.
Como estudiosa das técnicas de relaxamento, ela sabe muito bem o quanto esse trabalho é vantajoso para a autoestima dos pré-adolescentes e adolescentes.
Como é a montagem do ambiente para essa aula?
Preocupada em criar um ambiente propício, a professora Gislaine arruma com capricho a sala para as aulas de Relaxamento. Ela coloca uma música calma e projeta na lousa uma imagem de natureza. Também separa os tapetinhos e os aparelhos especiais, como massageadores e relaxantes do couro cabeludo, e os deixa muito bem higienizados a cada uso.
As aulas acontecem em dois horários, dividindo os alunos, para que todos possam aproveitar o melhor possível a prática.
E, no final, como é costume nas aulas de Yoga, ela oferece chazinho.
E os alunos gostam das aulas?
A professora Gislaine nos conta que os alunos adoram as aulas de Relaxamento e até pedem uma prática quando vão fazer uma prova ou se sentem cansados e sem ânimo para os estudos. Já sabem que ela tem “os segredinhos” para fazê-los conseguir a sensação de bem-estar. Assim, dependendo da necessidade, a professora aplica exercícios respiratórios para “estimular”, afastando-os da preguiça, ou para “tranquilizar”, diminuindo-lhes a ansiedade e devolvendo a calma e o domínio de si mesmos.