Começar o ano letivo, mesmo para os alunos já antigos da escola, é sempre motivo de ansiedade.
“Irei rever os meus colegas?”; “Farei amizades?”; “Vou gostar dos novos professores?”.
Essas são algumas das dúvidas que surgem na cabecinha dos alunos. E a insegurança pelo início ou reinício das aulas na escola é muito normal. Mas pode ser eliminada rapidinho pelo trabalho especial que a equipe pedagógica realiza na primeira semana do ano letivo.
SEMANA DE ACOLHIMENTO
Os alunos precisam se sentir acolhidos, amados, seguros, integrados ao ambiente escolar. A primeira semana, portanto, deve estimular nos alunos alegria, autoconfiança, esperança, sentimentos bons e positivos.
Assim, a equipe docente planejou uma semana repleta de atividades lúdico-pedagógicas para os alunos do 2º ao 5º ano poderem se relacionar e conhecer os novos professores e espaços.
PROJETO DA PRIMEIRA SEMANA BASEADO EM LIVRO
Uma das principais propostas do Colégio Piaget é desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. Por isso, todas as atividades partem sempre da leitura de um livro.
No caso da primeira semana, o livro escolhido foi “TUDO DE MONTÃO”, de Elisabete da Cruz.
Em “contação de história” ou “leitura em grupos”, os alunos conheceram o livro que, embora bem curtinho, apresenta mensagens muito importantes.
Abusando nas rimas, a autora menciona valores essenciais para o bom relacionamento e a felicidade das crianças: brincadeiras de montão, união, aperto de mão, amigão, gratidão, perdão…
No final, ela pergunta ao leitor: “E você? O que gosta de montão?”. Em rodas de conversa, os alunos se expressaram sobre suas preferências e se conheceram um pouco mais.
BRINCADEIRAS DE MONTÃO COM MUITOS APRENDIZADOS
Os alunos brincaram “de montão”, como sugeria o livro. Mas os aprendizados também foram inúmeros, já que nos jogos de equipes, desafios e dinâmicas socioemocionais, de modo lúdico e prazeroso, eles fizeram descobertas, experimentaram, criaram, e ainda adquiriram valiosos ensinamentos de relacionamento harmonioso, como: cumprimento de regras, respeito ao outro e noções de limites.
PRESENTE SABOROSO
Que criança não gosta de sorvete? Aliás, o sorvete tem o gosto da própria infância. Então, como o livro menciona “infância de montão”, o sorvete não poderia faltar nessa semana. Por isso, a escola ofereceu um delicioso sorvete aos alunos.
Ninguém parecia triste com o retorno às aulas. A carinha de todos era de felicidade de montão!