As professoras Adriana e Thayane, do Maternal I, sabem que é preciso garantir às crianças experiências essenciais dessa fase em que iniciam a ampliação de sua relação com o mundo. Saindo do ambiente exclusivamente familiar, agora elas estão se adaptando a um ambiente maior: o ambiente escolar.
Já é, portanto, o momento de ajudar os pequenos a perceberem tanto o próprio “eu” e sua individualidade, como a existência de outros semelhantes mas diferentes (os seus amiguinhos).
Por isso, as brincadeiras e demais atividades lúdico-pedagógicas planejadas na Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento emocional e social dos alunos.
Iniciam-se, assim, os aprendizados necessários para o convívio social harmonioso: o autorrespeito e respeito ao outro, a autovalorização e a valorização do outro.
Reconhecimento da individualidade
As crianças participaram da dinâmica da “Caixa Surpresa”, onde havia um espelho. Uma por vez se olhou no espelho, se reconheceu e disse o seu nome.
Em seguida, observaram as fotos penduradas em galhos de árvores e, ao comando das professoras, cada criança pegou a foto que a representava.
Essa segunda dinâmica, que as crianças amaram, só foi possível porque os pais, gentilmente, atenderam ao nosso pedido e nos enviaram as fotos.
Identificação dos amigos
Nas rodas de conversa, no gramado da escola, as crianças ouviram os nomes dos colegas e também olharam as fotos deles, para perceberem que todos são diferentes entre si. Então, as professoras comentaram a importância de cada criança individualmente e do grupo como um todo, ressaltando o valor da amizade entre elas.