Em 17 de março, comemora-se o Saint Patrick's Day. É um dia de muita festa. Começou na Irlanda e se estendeu para os países de língua inglesa: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. Por isso, essa data passou a ser lembrada nos cursos e aulas de Inglês do mundo todo.
QUEM É SAINT PATRICK?
É o santo padroeiro da Irlanda. Contam que foi ele que levou o cristianismo para lá. A data, 17 de março, é a da sua morte, e tem sido considerada feriado religioso na Irlanda por mais de 1.500 anos.
É VERDE, TUDO VERDE
Como Saint Patrick usava sempre um trevo (que para ele representava a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo), tanto o trevo quanto a cor verde ficaram a sua marca. Além disso, o trevo começou a ser considerado, em muitos países, como um elemento que traz sorte.
Nessa festa, as pessoas usam verde: roupas e chapéus. Também pintam o rosto e os cabelos com essa cor.
COMER E BEBER EM VERDE
Até mesmo os alimentos ingeridos nesse dia são verdes: vegetais, panquecas e bebidas. Costuma-se colocar corante verde em qualquer coisa, assim ela pode ser servida no Saint Patrick’s Day.
POTE DE OURO NO FIM DO ARCO-ÍRIS
No folclore irlandês, há o Leprechaun (Duende), um senhorzinho de paletó e cartola verde que faz de tudo para proteger o seu tesouro: um pote de ouro escondido no fim do arco-íris.
Assim, o pote de ouro, símbolo do desejo de se conseguir uma vida com fartura, se estendeu da Irlanda às demais culturas.
COMEMORAÇÃO DO “SAINT PATRICK'S DAY”NA NOSSA ESCOLA
RECEPÇÃO NAS PORTARIAS
Como combinado, no dia 17 de março, os alunos vieram à escola com uma peça de roupa na cor verde ou apenas com um detalhe verde improvisado, como lenço, fita nos cabelos, flor de papel. Os pais também tinham sido convidados a participar da comemoração, e muitos deles, no momento de trazerem seus filhos, estavam usando algum acessório verde.
Então, no estacionamento e portarias, as professoras e a coordenadora do Inglês da nossa escola receberam com alegria os pais e alunos, fantasiadas e segurando potes verdes. Elas desejavam a todos Happy Saint Patrick's Day e solicitavam que colocassem moedas nos potes e fizessem um pedido — Make a wish and throw a coin.
A quantia arrecadada nas duas portarias, nos dois períodos de entrada, de aproximadamente R$ 400,00 será doada a uma instituição beneficente. Esse valor poderá aumentar um pouco, já que alguns pais ainda estão enviando doações.
ATIVIDADES NAS SALAS DE AULA
As teachers de Inglês organizaram atividades para todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Os alunos da Educação Infantil cantaram musiquinhas (em inglês, é claro) e ouviram histórias sobre o Saint Patrick's Day. Depois, assistiram, encantados, a chegada de um Leprechaun em um carro green.
Aliás, a festa toda foi “green”: eles brincaram com bolinhas e bexigas verdes, e participaram de uma Aula de Culinária em que ajudaram a preparar gelatina na cor verde.
Por fim, como eles haviam trazido uma moedinha, houve o momento de lançarem no pote e fazerem os pedidos. Assim, também essas moedinhas foram incorporadas à quantidade arrecadada com os pais na hora da entrada.
FUNDAMENTAL I
Os alunos do Fundamental I escreveram seus “desejos para um mundo melhor” em trevos de papel e afixaram num painel. A intenção foi que eles pudessem conhecer os sonhos dos colegas e vibrar em conjunto para a sua realização.
FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Já os alunos do Fundamental II e Ensino Médio assistiram a vídeos relativos à data e participaram de um “quiz”. Sempre desenvolvendo a aquisição de vocabulário e a oralidade na língua inglesa, a aula de Inglês do dia foi motivadora e divertida.
LEMBRANCINHA DA ESCOLA
Para adoçar ainda mais esse dia de festa, a escola ofertou aos alunos e pais um pirulito verde. A entrega para as turmas foi feita pelos alunos do 3º Médio, que, com suas roupas verdes improvisadas, visitaram cada sala de aula e conversaram com os colegas sobre o significado da data e passaram mensagens de otimismo, tudo em inglês, é claro.
Os pais ou familiares que trouxeram os alunos nesse dia já haviam recebido o pirulito na chegada, pelas mãos das professoras. A coordenadora da equipe, a Elisabete, mencionou: “À colocação de moedinhas no caldeirão, reagíamos com um ‘thank you’ e a entrega de um pirulito”. Mas, na verdade, com ou sem moedinhas, todos receberam o mimo da escola.