Desde cedo é possível transmitir a uma criança valores de igualdade. Em qualquer idade, ela consegue entender que todos nós somos iguais, independentemente de sermos mulheres ou homens, ou termos determinada cor da pele.
Na verdade, a criança é naturalmente respeitosa, já que faz amizade e brinca com outra criança, nunca se importando ou nem percebendo qualquer diferença.
A educação que recebe é que vai influir nas suas atitudes futuras. Por isso, é papel da escola contribuir, com lições de respeito e empatia, para formar cidadãos conscientes e humanistas.
Todos nós sabemos que o Dia Internacional da Mulher foi instituído para uma reflexão a respeito das lutas que as mulheres travaram e precisam continuar travando pela conquista de direitos. Mas, nessa data, também há muito a comemorar pelos êxitos obtidos.
Então, as professoras do Integral da Educação Infantil conversaram com as crianças sobre a evolução das mulheres em suas conquistas e evidenciaram a necessidade da “igualdade de direitos e deveres” entre todas as pessoas. Também organizaram uma atividade musical e uma oficina de arte.
MÚSICA SOBRE A LIBERDADE DE ESCOLHA
O professor de Música, o Paulo, com o seu violão, ensaiou com os alunos duas músicas compostas para o público infantil e que enaltecem a mulher.
Depois, com a colaboração das professoras das turmas, Lili, Conceição, Denise e Nayara, que vestiram a “saia literária”, ocorreram apresentações muito divertidas de canto e dança.
Uma das músicas que as crianças adoraram cantar, de autoria de Marcelo Serralva (educador e autor de músicas infantis), passa a mensagem de que a mulher tem o direito de ser o que quiser e, portanto, é livre para as suas escolhas.
Você pode ser o que quiser (de Marcelo Serralva)
No dia da mulher
O mundo é todo seu
De todos os dias que você escolheu
Você pode ser o que quiser
Todo dia é seu.
Você pode ser artista, pode ser professora
ser uma astronauta, engenheira, escritora
Pode ser bailarina.
Igual ou diferente
Mulher, avó, menina
Sempre à frente
Pode ser o que você queira ser
Ou o que não queira ser
O que você quiser
Está tudo bem!
OFICINA DE ARTE PARA HOMENAGEAR A MÃE
A mulher mais importante para a criança é a mãe. Por isso, os alunos participaram de uma aula de arte e montaram um buquê para ela. E as professoras explicaram que valia entregar o presente para outra “mulher querida” na vida deles.