Neste ano, estamos desenvolvendo com todos os nossos alunos e a comunidade escolar o Projeto Pedagógico “O QUE SABEMOS MUDA O QUE VEMOS”. Esse tema tem como objetivo estimular um grande debate sobre questões relevantes ao avanço e aprimoramento do conhecimento.
A frase que intitula o nosso projeto foi dita por Jean Piaget, psicólogo, pensador e estudioso dos processos de aprendizagem. Ela resume a importância da Educação para o desenvolvimento pleno dos indivíduos e para a realização das mudanças necessárias em benefício de todos.
Especificamente com os alunos da Educação Infantil está sendo abordado o subtema “A PRIMEIRA INFÂNCIA: DESCOBERTAS E APRENDIZADOS”.
O próprio Jean Piaget definia a primeira infância, de 0 a 6 anos de idade, como a fase de maior aprendizagem. Sabemos, portanto, que os conhecimentos adquiridos nos anos iniciais são essenciais para a formação do indivíduo.
PEÇA TEATRAL SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
No dia 29 de março, houve uma verdadeira festa sobre o Projeto Pedagógico. As professoras montaram uma peça teatral contando a evolução na primeira infância: o nascimento, o aprender a andar e a falar algumas palavras, a entrada na escola e as novas experiências no ambiente escolar.
A história da peça mencionou os desafios, as inseguranças e medos que surgem e vão sendo superados com o tempo. A ênfase ficou para as conquistas, os incontáveis aprendizados… e as delícias de ser criança.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM O ENREDO DA PEÇA
Os personagens eram conhecidos do cotidiano dos alunos: a mãe, a menina que vai começar na escola, as professoras e uma fadinha (representando o mundo mágico da infância). A montagem, que teve a intenção de fazê-los se identificar com o enredo (ou parte dele), deu muito certo. Os alunos acompanharam com atenção e alguns até participaram espontaneamente, ajudando a “mãe” a consolar a “menina” que chorava com medo do seu primeiro dia na escola.
“Você vai gostar!”, “A tia é boazinha!”, “Tem amiguinhos!” — foram frases que eles disseram assistindo à peça.
Com certeza, compreenderam a fase maravilhosa e cheia de descobertas que estão vivendo.