Para os exames vestibulares, existem leituras obrigatórias de clássicos da literatura brasileira. "Angústia", de Graciliano Ramos, é uma delas.
E, para incentivar o estudo da obra, a professora Carol, na aula de Literatura, com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio, organizou um júri simulado, ou seja, desenvolveu uma estratégia de ensino que incentiva a reflexão sobre assuntos polêmicos ou polarizadores.
Assim, os alunos, utilizando a mesma estrutura de um tribunal do júri, exerceram papéis referentes à acusação, defesa e veredito.
Além da leitura da obra e análise dos aspectos psicossociais que resultaram na atuação criminosa do personagem Luís, os alunos também pesquisaram como ocorre um julgamento. Em equipes, dividiram as atribuições e se prepararam para a representação.
A professora elogiou o trabalho dos alunos e comentou o sucesso dos dois propósitos pedagógicos da dinâmica: a promoção do debate sobre as mensagens do livro e a vivência de uma orientação vocacional.
“Participando do júri simulado, alguns alunos, propensos a escolherem a carreira do Direito, puderam perceber se estavam ou não no caminho certo, se desejavam mesmo essa profissão.”, esclareceu a professora.