O período da Educação Infantil é muito importante porque é o que mais marca e determina a vida do indivíduo. É quando a criança adquire as habilidades básicas para o seu progresso físico e cognitivo.
Cada brincadeira organizada pelas professoras se caracteriza como uma atividade lúdico-pedagógica, pois, cativando e mantendo o interesse da criança, desenvolve os conteúdos do currículo programático.
ESCOVAÇÃO
A aquisição de noções de higiene na infância garante autocuidado e conservação da saúde, o que proporciona melhor qualidade de vida no presente e no futuro.
Por isso, é de extremo valor as crianças da Educação Infantil aprenderem a necessidade da higiene bucal e os procedimentos corretos da escovação.
Assim sendo, para incentivar os alunos, as professoras do Integral da Educação Infantil montaram uma brincadeira em que os alunos fizeram a escovação num “bocão”.
Outra atividade, foi com um espelho. Eles observaram seus dentinhos antes e depois de saborearem umas bolachinhas. Constataram, assim, a necessidade de irem rapidinho escovar os dentes, e da maneira correta como treinaram com o boneco.
PLANTIO NA HORTA DA ESCOLA
Sabemos que a participação das crianças no cultivo de plantas pode ser o ponto de partida para uma relação amistosa entre os futuros adultos e o meio ambiente.
As ações de mexer com a terra, observar o crescimento de uma planta, regar e cuidar dela geram uma série de benefícios, como a sensação de bem-estar e tranquilidade.
Além disso, as atividades na horta, que são programadas com frequência na Educação Infantil, incentivam o amor à natureza e ensinam os alunos que todos nós somos parte do planeta Terra e da saúde dele dependemos para sobreviver.
Desta vez, os alunos plantaram mudas de salsinha.
ARTE COLETIVA
Os alunos realizaram uma arte em papel manilha, que, depois, ficou exposta para observação.
A prática do desenho coletivo é uma estratégia pedagógica prazerosa e divertida, e que desenvolve a criatividade dos alunos e a integração entre eles. Por ser uma produção em grupo, revela a contribuição de cada um no resultado final. Desse modo, a valorização do “eu” e a valorização do “outro” — noções fundamentais para o trabalho em equipe — são constantemente exercitadas.