A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define que a alfabetização das crianças deve se iniciar já na Educação Infantil e continuar durante todo o Ensino Fundamental Anos Iniciais. E salienta que o alicerce do processo para aprender a ler e a escrever se estabelece ainda na primeira infância.
Por isso, as professoras da Educação Infantil planejam atividades lúdicas para os alunos conhecerem as letras do alfabeto, reconhecerem a escrita do próprio nome e fazerem leituras espontâneas.
LETRA INICIAL DO NOME
Os alunos participaram de duas brincadeiras que incentivaram o reconhecimento das letras.
A “Sorveteria de Letras” foi uma delas. Cada sorvete de EVA apresentava uma letra, sendo que os alunos precisaram escolher o sorvete correspondente à letra inicial de seu nome. O boneco do Sr. Alfabeto Ruivo esteve presente, animando a brincadeira.
Outra atividade divertida foi a dos “Bambolês”. Os alunos procuraram a letra inicial do nome entre as que estavam espalhadas pelo gramado. Depois, marcaram os “seus espaços” com bambolês.
MONTAGEM DE LETRAS
Palitos de sorvete foram o recurso estratégico para os alunos montarem as letras que iam sendo pedidas pelas professoras.
RECONHECIMENTO DE LETRAS
O “Bingo de Letras”, jogo com cartelas de letras e fichinhas, agradou bastante aos alunos. A brincadeira exigiu deles concentração e reconhecimento das letras do alfabeto.
ESCRITA DO NOME
Escolhendo as fichas com as letras adequadas, os alunos escreveram o próprio nome.
Em outra ocasião, utilizaram massinha de modelar para a reprodução da escrita do nome. Nessa atividade, a coordenação motora também foi treinada.