No mês de maio, iniciamos, com os estudantes do 9º ano, o Projeto Trilhas: os novos caminhos do Ensino Médio.
O Projeto Trilhas tem o objetivo de conduzir e de preparar a passagem dos alunos do 9º ano para o Ensino Médio, momento escolar em que eles farão algumas escolhas, dentre elas, a área do conhecimento em que gostariam de se aprofundar (itinerários formativos).
Para contribuir com esse processo, realizamos uma série de intervenções, a fim de que os estudantes tenham condições de escolher qual itinerário formativo escolher no 1º ano do Ensino Médio.
Já realizamos um bate-papo com os alunos e apresentamos o formato do Ensino Médio no Colégio Piaget. Agora é o momento de realizarmos a segunda etapa do Trilhas: uma dinâmica para saber mais sobre as áreas do conhecimento - Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
Por isso, o Colégio Piaget firmou uma parceria com a GUBI, ferramenta que utiliza jogos digitais para o aprendizado e o desenvolvimento de estudantes. Com isso, os alunos poderão mapear habilidades e preferências para identificar a área do conhecimento com a qual mais se identificam.
Sobre a GUBI
A GUBI é uma startup que oferece orientação profissional e socioemocional para estudantes através de jogos digitais.
O principal objetivo da ferramenta, o Jogo Life, é que, depois de realizar as missões sugeridas no jogo, cada estudante faça reflexões voltadas ao seu autoconhecimento.
Novo Ensino Médio Colégio Piaget
Após o término da experiência, será gerado um relatório completo e individual, no qual serão apontadas as seguintes informações:
- Indicação de área de atuação;
- Compatibilidade com o itinerário formativo;
- Habilidades predominantes;
- Sugestão de carreira;
- Maneira de exercer a profissão;
- Pontos fortes e a desenvolver;
- Perfil de alinhamento para projetos e trabalho.
A ferramenta utiliza uma metodologia própria (baseada no conceito do perfil comportamental, habilidades predominantes e estrutura vocacional), que foi desenvolvida pela Dra. Sandra Rizzolo Benevento Bertelli, pós-doutoranda em psicologia escolar.
Assim, por meio das descobertas sobre o perfil comportamental, suas habilidades e competências e possibilidades de carreira, vamos contribuir para que os alunos possam se tornar protagonistas de suas escolhas com mais maturidade e segurança.
Para conhecer mais sobre a ferramenta GUBI, CLIQUE AQUI!