A nossa escola entende que os avanços tecnológicos vieram para nos oferecer progresso e bem-estar em todas as áreas da nossa existência. E que, apesar de as ferramentas digitais poderem disseminar fake news, conteúdos violentos e difamatórios, e também influenciar negativamente crianças e jovens, não podemos negar os seus inúmeros benefícios.
A questão não é usar a internet ou não usar a internet. A questão é como usá-la.
Por isso, são várias as atividades propostas pelos nossos professores para orientar os alunos a se tornarem “usuários conscientes da internet”.
Assim sendo, mais uma dessas atividades de conscientização dos alunos sobre segurança e cidadania na internet foi organizada pela professora, nas próprias aulas de Tecnologia dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Debate sobre o assunto
As aulas se iniciaram com uma conversa sobre a necessidade que temos de conhecer os mecanismos existentes para a “privacidade” e, assim, não ficarmos à mercê de ataques cibernéticos.
A professora ressaltou, ainda, a “responsabilidade” de cada usuário tanto pelos conteúdos que acessa quanto pelos conteúdos que divulga.
Criação de uma cartilha digital
Então, a formatação de uma cartilha, intitulada “Criança Segura na Internet”, com textos sobre alguns tópicos desse tema e imagens em PNG, foi sendo realizada concomitantemente ao debate.
Sob a orientação da professora, os alunos, utilizando ferramentas digitais específicas, iam agregando notas autoadesivas e mais imagens, conforme as ideias e conclusões surgiam durante a conversa.
Seguem fotos das aulas e algumas páginas da cartilha “Criança Segura na Internet”: