O apicultor Antônio Padovani Júnior (conhecido como Toninho das Abelhas), dono dos espaços “S.O.S. Abelhas”, veio à nossa escola para conversar com os alunos da Educação Infantil.
Ele e a sua assistente mostraram abelhas, favos, tipos de mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Também ofereceram produtos para os alunos degustarem.
E o tio Toninho explicou que as abelhas vão pousando nas plantas e levando o pólen delas, o que possibilita que novas plantas se desenvolvam. Assim, de maneira didática, ele mencionou que as abelhas, além de produzirem o delicioso mel, exercem um papel fundamental para a existência de todo o mundo verde e das espécies de plantas que fornecem alimentos para nós, humanos, e para outros animais.
Medo de Abelha
O apicultor perguntou às crianças se elas tinham medo de abelha. E contou que é comum as pessoas sentirem esse medo e passarem para as crianças. Então, esclareceu que as abelhas só atacam quando se sentem ameaçadas e que, para evitarmos uma picada, não devemos tocar nelas, bater ou matá-las.
“Ao avistar uma abelha ou uma colmeia, o correto é simplesmente se afastar calmamente delas, para não assustá-las.”, aconselhou o tio Toninho.
Não matar abelhas, e sim preservá-las
Na conversa, o apicultor falou do trabalho que ele realiza na captura e remoção de colmeias de abelhas em residências e empresas. Mas esclareceu que a transferência de local se dá sempre com procedimentos que não ocasionam nenhum dano às abelhas e ao meio ambiente.
Ressaltou a necessidade de protegermos as abelhas, pois, se elas forem extintas, teremos enorme dificuldade de produzir a mesma quantidade de frutas, legumes, verduras e flores que temos hoje em dia.
“Não devemos nunca matar as abelhas, e sim preservá-las. Sem as abelhas, não teríamos alimentos. Não haveria vida no planeta Terra.”, concluiu ele.