As turmas do 9º ano estudaram o tema “Alimentação Saudável” nas aulas de Biologia.
O professor explicou aos alunos que uma comida saudável é aquela mais natural possível, livre de conservantes, gorduras saturadas e de excessos de gordura, açúcar e sódio.
Numa conversa informal, indagou sobre o que os alunos costumavam comer no cotidiano, principalmente nos lanches e nas horinhas em que bate aquela fome inesperada. E eles revelaram que batatinhas fritas e outros salgadinhos de pacote, assim como chocolates, bolachas, balas e refrigerantes eram os alimentos mais consumidos.
Então, o professor salientou que alimentos com açúcares em excesso, além de não fornecerem ao organismo os tipos corretos de nutrientes para o seu bom funcionamento, causam ganho de peso, obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros malefícios.
Aprendizado na prática, com pesquisa
Para a constatação real de quanto açúcar os produtos industrializados possuem, o professor pediu uma atividade de pesquisa baseada na leitura dos dados da embalagem dos alimentos que eles estavam habituados a consumir.
A proposta foi selecionar os produtos, analisar a embalagem, quantificar as calorias indicadas e fazer a correspondência com sachês de açúcar refinado de 5 g.
Exposição dos trabalhos
Para a conscientização dos demais alunos sobre os efeitos adversos associados ao alto consumo de açúcar, eles montaram cartazes e os expuseram no corredor.
Os trabalhos respondiam à pergunta: “Quantos saquinhos de açúcar há nos produtos que comemos?”.
Os resultados apresentados chamaram a atenção de todos. Os elaboradores da pesquisa e os demais colegas que viram a exposição ficaram surpreendidos ao constatar, por exemplo, que cada barra de chocolate corresponde a 6 ou 8 sachês de açúcar; que um pacote de bolacha recheada corresponde a 9 ou 10 sachês de açúcar.
Conscientização do excesso de açúcares dos produtos
De maneira criativa e muito didática, os cartazes, exibindo as embalagens dos alimentos e a quantidade de sachês de açúcar que eles continham, tiveram um impacto entre os alunos, que se conscientizaram da necessidade de reduzir os açúcares da sua alimentação.
O professor aprovou a elaboração dos trabalhos e a reação dos alunos.
“Com certeza, ficou para eles a mensagem de que uma alimentação mais natural e saudável deve ser adotada no dia a dia.”, comentou ele.