As turmas do 7º ano, nas aulas de Português da professora Raquel, estavam estudando o gênero textual “teatro”. Foi, então, que surgiu a oportunidade para despertar nos alunos o interesse de conhecer um dos maiores teatrólogos de todos os tempos: Shakespeare.
Primeiramente, a professora pediu uma pesquisa sobre o autor e organizou um bate-papo com enfoque nas suas principais obras.
O passo seguinte foi a escolha de uma peça de Shakespeare para leitura. A opção da maioria foi pela sua obra mais famosa: “Romeu e Julieta”.
E, para que a leitura se tornasse acessível à idade e ao nível de escolaridade dos alunos, a professora decidiu adotar uma versão adaptada, mas que reproduz tanto o enredo quanto a estrutura de gênero teatral.
Depois, eles conversaram sobre o intrigante enredo da peça, que inspirou a criação de muitas outras obras literárias e filmes, como, por exemplo, “Amores Proibidos” e “Famílias Desunidas”.
Por fim, divididos em grupo, escolheram trechos da história e montaram dramatizações.
“Mesmo que de modo improvisado, o teatro em sala de aula é uma estratégia pedagógica que desenvolve a criatividade, a imaginação, a autoconfiança e a habilidade de trabalho em equipe.”, explicou a professora Raquel.
Por isso, sempre que possível, ela promove encenações de obras literárias.
“Os alunos adoram montar as pecinhas. Percebo que eles se socializam, ficam menos tímidos e melhoram a comunicação verbal e corporal.”, complementou a professora, já pensando em incentivar a realização de uma nova dramatização.