O trabalho de campo é uma estratégia importante quando realizado posteriormente aos estudos teóricos no ensino de Botânica. A teoria seguida da prática torna possível a aprendizagem significativa em decorrência do maior conhecimento das espécies nativas locais, além de contribuir para a Educação Ambiental.
Por isso, o professor Rodrigo Barbassa, depois das aulas em sala de aula sobre os quatro grupos principais de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), levou seus alunos do 2º Médio A e B para observações em ambiente natural.
Como a nossa escola é privilegiada por possuir áreas de natureza, o professor escolheu para essas atividades práticas, o nosso bosque.
O nosso bosque apresenta uma diversidade importante de plantas. E, nesse espaço, o professor pré-selecionou 10 bases para estudo. Assim, passando por essas localizações específicas, os alunos puderam observar, in loco, alguns conceitos botânicos, como: árvores nativas, crescimento vegetal, dispersão de sementes, frutos, flores, entre outros. Em dois encontros, os alunos coletaram informações e tiraram fotos que, reunidas, serviram para a montagem de um material digital sobre as características básicas das plantas.