Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que seguem o Itinerário Formativo de “Linguagens e Ciências Humanas”, participaram de um projeto ecológico e de desenvolvimento sustentável, orientados pelo professor Eduardo Souza, da disciplina de Geografia.
Tendo como objeto de estudo a Estância Balneária de Bertioga, os alunos pesquisaram sobre a região, fizeram a visitação de alguns locais estratégicos e elaboraram um plano de preservação ambiental.
As pesquisas
O início dos trabalhos foi com pesquisas, em grupos, sobre a importância do Mangue de Bertioga, considerado um tesouro ecológico por ser o berço produtor de grande variedade de peixes, crustáceos e moluscos.
Em seguida, se informaram sobre a Mata de Restinga, que abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora, e representa um rico patrimônio cultural, por possuir sambaquis, indicando a ocupação por povos pescadores-coletores-caçadores há 5 mil anos.
Também pesquisaram a respeito da foz do rio Itaguaré e da praia de Itaguaré, a qual se encontra ainda pouco explorada, sem as agressões imobiliárias.
E descobriram mais uma maravilha de Bertioga: na chamada reserva do Rio Silveiras, vive um povo descendente dos tupi-guaranis.
A visitação
O professor Eduardo organizou uma excursão ao Balneário de Bertioga. Ele e os alunos se hospedaram em uma pousada, para poderem, por dois dias, realizarem estudos de campo.
Acompanhados de guias, entraram no mangue, onde tiveram contato com plantas aquáticas e espécies de animais marinhos; atravessaram a foz do rio Itaguaré; caminharam pela Mata de Restinga; e conheceram o portão rochoso e a praia de Itaguaré.
Enfim, “in loco”, observaram os ambientes naturais para os quais iriam implementar propostas de ações ecológicas.
E, para diversão, brincaram e tomaram banho de mar na praia de indaiá, esta de características mais urbanas. À noite, fizeram um luau, com direito a colares havaianos e deliciosos espetinhos.
As propostas
Os alunos apresentaram o resultado de suas pesquisas e as propostas ambientalistas de salvaguardar o balneário de Bertioga. Ou seja, eles organizaram um relatório salientando a necessidade de proibição de construções de prédios ou condomínios no mangue (berçário marinho), na praia de Itaguaré (uma das poucas que restam sem poluição) e na Mata de Restinga (de valor arqueológico imensurável).
Em suma, no texto, eles propõem para Bertioga o ecoturismo e o turismo sustentável, em que todos se divertem e têm lazer junto à natureza, mas sempre cuidando e preservando os patrimônios natural e cultural. Os documentos, em breve, serão entregues à Prefeitura de Bertioga, numa demonstração de que os nossos alunos desejam contribuir para Bertioga se caracterizar como “uma cidade turística com pensamento verde”.