A nossa escola se preocupa em auxiliar os alunos do Ensino Médio na tarefa nem sempre fácil de optar por uma carreira profissional.
Além de oferecer a eles, no próprio ambiente escolar, atividades de orientação vocacional, bate-papos e palestras com especialistas nas diversas áreas, também propicia a ida a instituições de curso superior para que tenham uma visão mais ampliada das atividades acadêmicas e dos conteúdos ministrados.
Desta vez, os alunos participaram, no dia 15 de setembro, da Feira de Profissões da USP.
Os espaços da Feira
Montada na “Praça do Relógio” do campus, a Feira de Profissões, por três dias, apresentou vários estandes que apresentavam informações relevantes sobre os cursos de graduação da Universidade de São Paulo.
A divisão em três áreas principais do conhecimento — humanas, exatas e biológicas — , facilitava o direcionamento dos alunos, que podiam seguir um roteiro conforme o seu próprio interesse.
Também na feira havia programações especiais, à escolha dos visitantes. Algumas bastante procuradas foram: Show da Física (atividades experimentais para despertar o interesse dos estudantes pelo saber científico e motivá-los a questionar o “porquê” de fenômenos físicos), Química em Ação (alunos e professores do Instituto de Química, em forma de teatro, contavam histórias sobre pesquisas científicas), Célula Gigante (exposição desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP permitia a integração com o interior de uma célula), Praça dos Museus (exposição de algumas peças dos vários museus da USP: Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Zoologia, Museu de Arte Contemporânea e Museu Paulista) e Salas de Bate-papo (4 salas com os docentes da Universidade para conversas sobre sobre temas das diferentes áreas do conhecimento).
Visitação interativa
Em cada estande, independente do roteiro escolhido, os nossos alunos puderam tirar suas dúvidas. Para cada carreira específica, havia professores e estudantes da Universidade dispostos a comentar sobre as características do curso, as matérias do currículo, o mercado de trabalho, e demais informações, sempre respondendo diretamente às perguntas feitas.
A boa acolhida para oferecer orientações que pudessem proporcionar uma escolha mais segura dos estudos futuros foi a meta da Feira de Profissões da USP.
Tirando dúvidas sobre o vestibular
Um dos estandes da Feira que todos os nossos alunos visitaram foi o da Fuvest, que representava a fundação responsável pela realização dos exames vestibulares para admissão aos cursos da USP.
Profissionais explicavam aos visitantes o conteúdo das provas, a pontuação de cada uma delas, o procedimento para inscrição e o processo final de seleção.
Avaliação da Coordenadora sobre o evento
A Erika Rinaldi, coordenadora dos Itinerários do Ensino Médio, considerou muito valiosa a visita para todas as séries do Médio:
“Os alunos do 1º ano mostraram-se encantados com o leque de possibilidades e queriam aproveitar as informações de todos os estandes. Os do 2º ano demonstraram ter uma certa definição e delimitaram as escolhas dos estandes.”, comentou a coordenadora.
E ela concluiu destacando os benefícios da visita para os alunos do 3º ano:
“Notamos o grande interesse que os nossos vestibulandos tiveram em procurar conversar com professores e estudantes do curso que eles já decidiram seguir. Esse contato com pessoas da área, com certeza, deu a eles maior segurança.”